Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/76
Title: | Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil |
metadata.dc.creator: | Fernández, Jussara Lobato |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachs, Manfredo Carlos |
Keywords: | Identidade docente;Formação docente;Saberes docentes;Educação infantil;Teacher identity;Teacher training;Teacher knowledge experiences;Early childhood education;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 10-Jan-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | FERNÁNDEZ, Jussara Lobato. Formação docente: possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de educação infantil. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | O objeto central desta investigação é a reflexão sobre a identidade de docentes de educação infantil e a análise das possibilidades e dificuldades de sua ressignificação, verificando os seus processos de formação, atuação e reconhecimento do status social. Os objetivos da pesquisa são: compreender o processo identitário e os saberes de docentes da educação infantil e investigar a possibilidade e dificuldade de ressignificação de sua identidade e práxis. Para isso, procurou-se obter uma base histórica mediante o estudo do surgimento do trabalho educativo com crianças (cap. 1) e uma base legal mediante o estudo da legislação pertinente (cap. 2), para, por fim, analisar o processo identitário em termos mais concretos e atuais mediante a pesquisa de campo. Assim, opção metodológica da pesquisa foi de abordagem bibliográfica, que resultou no estudo histórico do primeiro capítulo e no estudo legal do segundo capítulo, e de abordagem qualitativo-descritiva para o terceiro capítulo, baseada na metodologia de pesquisa-participativa, mediante um processo de interação com docentes de educação infantil, tendo como embasamento o paradigma da teoria crítica. A pesquisa de campo analisou uma amostragem do pensamento de docentes que atuam em três escolas de educação infantil, sendo uma de cada rede municipal, confessional e privada da cidade de Porto Alegre. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/76 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandez_jl_tm174.pdf | 627.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.