Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/74
Title: Recebe o evangelho de Cristo do qual foste constituído mensageiro: a missão do diácono permanente como servidor da mesa da palavra
metadata.dc.creator: Bendinelli, Julio Cesar
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Diaconato permanente;Mesa da Palavra de Deus;TEOLOGIA PRÁTICA;Permanent Diaconate;Table of the Word of God
Issue Date: 9-Sep-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: BENDINELLI, Julio Cesar. Recebe o evangelho de Cristo do qual foste constituído mensageiro: a missão do diácono permanente como servidor da mesa da palavra. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A missão do diácono permanente como servidor da mesa da Palavra e sua contribuição à atual demanda missionária da ICAR no campo da Evangelização. A investigação, que parte dos textos exarados pelo Concílio Vaticano II e alcança os documentos magisteriais pós-conciliares, tem por objetivo valorizar o exercício do munus docendi ecclesiae conferido ao diácono permanente em virtude de sua ordenação sacramental. Baseia-se na pesquisa bibliográfica das fontes indicadas nas referências e se apresenta em três capítulos. O primeiro capítulo trata do ministério do diácono permanente como restaurado pelo Concílio Vaticano II. Examina a similaridade e a distinção entre os ministérios ordenados e os nãoordenados na ICAR. Verifica as funções conferidas pela ordenação nas áreas da Palavra, da liturgia e da caridade. Investiga elementos do serviço à pregação desde a origem do ministério diaconal no Novo Testamento e apresenta a essência do ministério dos antigos diáconos. O segundo capítulo é dedicado ao serviço do diácono permanente à mesa da Palavra de Deus. Investiga o significado prático da recuperação conciliar da noção de unidade das duas mesas Palavra e Eucaristia, com a decorrente revalorização do lugar reservado à Palavra de Deus na liturgia e na vida dos fiéis católicos. Busca pela presença da expressão pão da Palavra de Deus na Tradição eclesial. Investiga o ministério diaconal da Palavra no Magistério eclesial pós-conciliar e nos documentos das Congregações vaticanas, da CNBB e do CELAM. Analisa os elementos do rito de ordenação diaconal e suas implicações práticas para a missão da qual o diácono é investido na ICAR. O terceiro capítulo propõe caminhos para que o diácono permanente possa contribuir no campo da Evangelização, interpretando os resultados das investigações procedidas nos capítulos anteriores. Apresenta a realidade pastoral do ministério diaconal na ICAR e sugere um lugar sustentável e, ao mesmo tempo, relevante para o diácono permanente. Apresenta o diaconato no contexto do ministério ordenado a partir do que o autor denomina chave simbólica . Traz um apanhado geral do que foi levantado na pesquisa com relação a funções na esfera da evangelização e pregação da Palavra de competência do diácono permanente. Elege quatro áreas onde o ministério diaconal pode colaborar na atual demanda missionária da ICAR: catequese renovada, evangelização das famílias e pequenas comunidades, ecumenismo e dimensão pública da Igreja. Conclui que o encargo diaconal no campo da evangelização tem sido muito pouco aproveitado, incentivado ou valorizado na Igreja e na sociedade. Sendo assim os diáconos devem assumir a parcela do serviço que lhes cabe como mensageiros da Palavra, pois certamente têm mais funções no âmbito da pregação e do ensino do que atualmente exercem, haja vista que tudo quanto se refere à pregação do Evangelho, à catequese, à difusão da bíblia e sua explicação ao povo lhes foi conferido ordinariamente.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/74
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bendinelli_jc_tm208.pdfParte 135.99 kBAdobe PDFView/Open
bendinelli2_jc_tm208.pdfParte 2682.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.