Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/73
Title: O cuidador familiar de pessoa idosa : o desafio de cuidar de quem cuida
metadata.dc.creator: Jandrey, Carla Vilma
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Pessoa idosa;Cuidador familiar;Cuidado;Cuidar de si;Igreja do Cuidado;TEOLOGIA PRÁTICA;Elderly person;Family caretaker;Care;Self caring;Caring church
Issue Date: 29-Jul-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: JANDREY, Carla Vilma. O cuidador familiar de pessoa idosa : o desafio de cuidar de quem cuida. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste trabalho é investigar a pessoa e o papel do cuidador familiar de pessoa idosa como ser humano sujeito à necessidade de cuidado. Além disso, propõe-se ações de cuidado integral para o cuidador, tendo em vista mais qualidade de vida para si e para a pessoa por ele cuidada. Portanto, o primeiro capítulo apresenta, com o auxílio de teóricos da área geronto-geriátrica e com os resultados de uma pesquisa de campo, quem são os cuidadores familiares, quais são seus sentimentos e suas necessidades, bem como quais são os impactos da atividade de cuidar. O segundo capítulo desenvolve a compreensão dos conceitos cuidado e cuidar de si a partir da Teologia e da Filosofia. Também verifica o que a Bíblia diz sobre o cuidado, passando pela interpretação de alguns textos, em especial, o de Lc 10.25-37. Este exercício fornece elementos para uma prática em relação a pessoas que exercem e que carecem de cuidados. Assim, o terceiro capítulo, apresenta indicações de cuidado integral para o cuidador familiar, para que ele desenvolva a prática do cuidado de si, como também indica elementos de como a comunidade cristã pode cuidar do cuidador, buscando exercitar a proposta da Igreja do Cuidado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/73
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jandrey_cv_tm204.pdf540.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.