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dc.creatorCarneiro, Éverton Nery-
dc.date.accessioned2016-11-21T18:14:06Z-
dc.date.available2016-11-21T18:14:06Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/718-
dc.description334 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper works with the perspective that Greek tragedy, as well as the biblical text, is part of a field of theological-literary and philosophical-literary representations and symbolic structure which constitute a common nucleus of the forms of knowledge of the human being and of the world. To carry out this task the concepts of literature, art, myth, hermeneutics, truth, philosophy, Greek and biblical tragedy are visited with the goal of reflecting on/comprehending the importance of the Greek and Hebrew-Christian myths, narrated, respectively in the Greek tragedy and in the Bible as literary texts, in the process of constructing the Western world. The theoretical reference put forth is that of the perspective of Nietzsche based on the work “The Origin of the Tragedy”. All of this has as background and perspective that the literary text invites the reader/interpreter through the esthetic seduction/comprehension, in the narrative complexity and the literary structure, to widen their conscience of the world, their capacity for dialog, their understanding of themselves and of the world itself, of the other. Understanding that all of human creation, in an inevitable way, carries with it the social-historical inheritance, we affirm that literature is not an exception since it is born and develops in an intimate relation with a society, a people and its historical process, being written by and for human beings of a given society, reflecting in a certain way their social, cultural, belief organization, etc. Besides the esthetic consideration, literature is a social phenomenon and the actions of the society reveal themselves in the work, the author and in the reader.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;147-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectBíbliapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectMythen
dc.subjectTragedyen
dc.subjectBibleen
dc.subjectTEOLOGIA E HISTÓRIApt_BR
dc.titleO esquartejado e o crucificado: narrativas míticas transgressoraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee2Klein, Remí-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880pt_BR
dc.contributor.referee3Hillesheim, Valério-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3391340065293536pt_BR
dc.contributor.referee4Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/164588495515577pt_BR
dc.description.resumoEste texto trabalha com a perspectiva de que tanto a tragédia grega como também o texto bíblico fazem parte de um campo de representações e estrutura simbólica, teológico-literária e filosófico-literária, constituintes de um núcleo comum das formas de conhecimento do ser humano e do mundo. Para realizar essa tarefa visita-se os conceitos de literatura, arte, mito, hermenêutica, verdade, filosofia, tragédia grega e bíblia, tendo como objetivo refletir/compreender sobre a importância do mito grego e hebraico-cristão, narrados, respectivamente, na tragédia grega e na bíblia, como textos literários, para o processo de construção do mundo ocidental. A referência teórica lançada é a do olhar de Nietzsche a partir da obra “A Origem da Tragédia”. Tudo isso tem como pano de fundo e perspectiva que o texto literário convida o leitor/interprete para que na sedução/compreensão estética, na complexidade narrativa e estrutura literária ele amplie sua consciência de mundo, sua capacidade de diálogo, sua compreensão de si mesmo e do próprio mundo, do outro. Entendendo que toda criação humana, de maneira inevitável, carrega consigo a herança sócio-histórica, afirmamos que a literatura não é exceção, pois ela nasce e se desenvolve em íntima relação com uma sociedade, um povo e seu processo histórico, sendo escrita por e para seres humanos de uma dada sociedade, refletindo de certo modo sua organização social, cultura, crenças etc. Além da consideração estética, a literatura é um fenômeno social e a ação da sociedade revela-se: na obra, no autor e no leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209808259228932pt_BR
dc.contributor.advisor1Westhelle, Vitor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135089529042475pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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