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dc.creatorEspírito Santo, Eliseu Roque do-
dc.date.accessioned2016-11-17T12:10:52Z-
dc.date.available2016-11-17T12:10:52Z-
dc.date.issued2005-07-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/713-
dc.description147 p.pt_BR
dc.description.abstractThis is an effort to dialogue between theology and pedagogy with a theological reading of the work Pedagogy of the opressed, by Paulo Freire. In the first chapter, a search is made to determine the method of the theological reading. After an analysis of the method of thematic investigation presented by Freire, a thesis is developed in which this method is adequate for a theological reading of the referred to work; therefore one discovers in the method of thematic investigation an excelent method for the reading. The steps of the theological reading of the work follow the direccions of the method of thematic investigation. The second chapter deals with a reading of the world, where not only the author, but also the reader are targets of observation. How much the author of the work, Paulo Freire, preceives clearly, through the paragraphs of biblical verses, the language used and the themes dealt with influences his Christian formation and his theology in the formation of his theological-pedagogical thinking. In the chapter three, four, five and six, he discusses the generated themes in a theological-pedagogical perspective: liberation, communion, solidarity, love, generosity, testimony, hope, the word, inmersion, emersion, insertion, the news man, faith, God and world. Finally, na attempt at the problem of the praxis of the baptist pastor is presented in light of a theological reading of the Pedagogy of the opressed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;119-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeologia e pedagogia em diálogo a partir de uma leitura teológica da obra Pedagogia do oprimidopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Andreola, Balduíno Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570pt_BR
dc.contributor.referee2Zitkoski, Jaime José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4765559144115241pt_BR
dc.description.resumoUm esforço de diálogo entre teologia e pedagogia a partir de uma leitura teológica da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. No primeiro capítulo busca-se determinar o método para a leitura teológica. Após a análise do método de investigação temática apresentado por Freire, desenvolve-se a tese de que tal método é adequado para a leitura teológica da referida obra, portanto, descobre-se no método de investigação temática um método excelente para a leitura. Os passos da leitura teológica da obra seguem as orientações do método de investigação temática. O segundo capítulo se ocupa da leitura do mundo, onde não somente o autor, mas também o leitor é alvo de observação. Quanto ao autor da obra, Paulo Freire, percebesse nitidamente, através das paráfrases de versículos bíblicos, da linguagem usada e dos temas tratados, a influência de sua formação cristã e de sua teologia na formação de seu pensamento político-pedagógico. Nos capítulos terceiro, quarto, quinto e sexto são discutidos os temas geradores numa perspectiva teológica-pedagógica: libertação, comunhão, solidariedade, amor, generosidade, testemunho, esperança, a palavra, imersão, emersão e inserção, homem novo, fé, Deus e mundo. Finalmente é apresentada uma tentativa de problematização da práxis pastoral batista à luz da leitura teológica da Pedagogia do oprimido.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463219188525284pt_BR
dc.contributor.advisor1Pauly, Evaldo Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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