Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/68
Title: Serviço social : influências religiosas, constituição da profissão e os desafios atuais
metadata.dc.creator: Fehlberg, Maria da Penha Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Serviço Social;Igreja;Solidariedade;Diaconia;Gênero;TEOLOGIA PRATICA;Social Work;Church;Solidarity;Deacon;Gender
Issue Date: 26-Jun-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: FEHLBERG, Maria da Penha Almeida. Serviço social : influências religiosas, constituição da profissão e os desafios atuais. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer a influência religiosa posta ao Serviço Social, assim como compreender como se deu a constituição da profissão, o papel das mulheres e os desafios que a mesma enfrenta nos dias atuais. O objetivo é colaborar na construção de conhecimentos na área de Serviço Social, bem como aprofundar os estudos na área teológica, tendo em vista que vivemos em um mundo globalizado, neoliberal, onde a mudança nas demandas para a profissão são uma constante. Desta forma, buscou-se uma releitura de vários autores para atingir o objetivo, fazendo na realidade uma ressignificação de seus escritos. O Serviço Social é aqui analisado considerando a influência religiosa em seu surgimento através da convocação da Igreja à sociedade, para o desenvolvimento da ação social, da prática da ajuda, do exercício da caridade e da solidariedade. Destaca-se, portanto, a influência católica e protestante e a filosofia tomista em sua origem. Por conseguinte, hoje o Serviço Social é uma profissão que trabalha as questões sociais, visando à efetivação da cidadania e a garantia de direitos aos cidadãos. A relação com a religião vem sendo negada, apresentando-se o Serviço Social como surgindo com o agravamento da questão social advinda do capitalismo. Portanto, seu desenvolvimento enquanto profissão legitimada socialmente e seu projeto ético político transportam-na para o olho do furacão, na luta pelos direitos sociais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/68
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fehlberg_mpa_tm203.pdf686.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.