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Title: A transversalidade para prática docente no PROJOVEM urbano: uma proposta de desenvolvimento metodológico
metadata.dc.creator: Silva, Márcia Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Ética;Educação;Cidadania;Transversalidade;PROJOVEM Urbano;Ethics;Education;Citizenship;Transversality;ÉTICA E GESTÃO
Issue Date: 30-Mar-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;449
metadata.dc.description.resumo: O mundo contemporâneo tem sido palco de grandes transformações sociais decorrentes de avanços científicos e tecnológicos. Estas mudanças decaem como avalanches nos contextos escolares que, na maioria das vezes, não estão preparados para responder às novas exigências educacionais oriundas de uma sociedade globalizada em constante processo de inovação. A sociedade exige das instituições de ensino o desenvolvimento de saberes que capacite os/as estudantes para o desenvolvimento, manutenção e competitividade de um mundo global. Nesse sentido a educação deve ultrapassar os muros escolares. É preciso preparar o/a estudante para aprender a aprender em uma sociedade onde o conhecimento é digital e a formação é um processo ao longo da vida. Mais do que capacidade técnica, a educação deve ser humana, urge o desenvolvimento de uma consciência planetária com responsabilidades de solidária e ética. Neste contexto, elegeu-se como objeto de estudo desta pesquisa o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM Urbano) que tem como objetivo promover a cidadania de jovens, de dezoito a vinte e nove anos de idade, por meio da oferta de Educação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Considerando a tríade curricular do programa, este trabalho tem como objetivo analisar a ética como cerne transversal na integração curricular no PROJOVEM Urbano. Para tanto, realizou-se três processos reflexivos, organizados em capítulos na construção deste trabalho. O primeiro diz respeito à ampla pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo fundamentar o processo de análise e construção do objeto pesquisado. No segundo momento realizou-se uma pesquisa documental como condição para conhecer as diretrizes curriculares, pedagógicas e as bases legais do PROJOVEM Urbano. Por fim, a pesquisa de campo como possibilidade de identificar a compreensão dos/das docentes a respeito de cidadania, transversalidade e ética. Espera-se que esta instigante jornada promova discussões a respeito de ética e cidadania em diferentes contextos educacionais, promovendo uma prática pedagógica contextualizada com as necessidades de vida do/a aluno/a, conduzindo-os/as a aprender a ser, aprender a conviver, por meio de valores éticos de solidariedade, respeito mútuo, justiça e diálogo.
Description: 106 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/661
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