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dc.creatorSantos, Cleidiane Maurício dos-
dc.date.accessioned2016-09-06T14:32:38Z-
dc.date.available2016-09-06T14:32:38Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/644-
dc.description112 p.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to investigate to what measure the right to inclusive education has been fulfilled in the educational reality of the municipality of Valença/BA, having as reference the legal orientations of the last seven years, when, in 2008, the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education was published. As the object of research, the focus was on the problematic which involves persons with intellectual deficiencies. It makes use of qualitative-quantitative research using as instruments for data collection the institutional registers made available: administrative documents, official documents found on Internet and cursive registers such as minutes and reports. It is based mainly on the analysis of documents in the collection of the Municipal Department of Education, besides bibliographic research. The data indicate that, although the municipality had taken on the challenge of school inclusion, putting into effect important Public Policies, there is a crisis of efficacy with regard to the guarantee of the fundamental rights of persons with intellectual deficiency so that these people may be truly included in the regular school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;454-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectHuman Rightsen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectIntellectual Deficiencyen
dc.subjectPublic Policiesen
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.titleEncontros e desencontros com a educação inclusiva no município de Valença-Bahia: um enfoque sobre os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca investigar em que medida o direito à educação inclusiva tem se concretizado na realidade educacional do município de Valença/BA, tendo por referência as orientações legais dos últimos sete anos, quando, em 2008, é publicada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Como objeto de pesquisa, enfocou-se a problemática que envolve as pessoas com deficiência intelectual. Lança mão de pesquisa qualitativa-quantitativa, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados os registros institucionais disponibilizados: documentos administrativos, documentos oficiais hospedados na Internet e registros cursivos como atas e relatórios. Sustenta-se, sobretudo, na análise de documentos do acervo da Secretaria Municipal de Educação, além da pesquisa bibliográfica. Os dados indicam que, embora o município tenha assumido o desafio de promover a inclusão escolar, efetivando algumas Políticas Públicas importantes, existe uma crise de eficácia no que se refere à garantia de direitos fundamentais da pessoa com deficiência intelectual para que possa ser verdadeiramente incluída na escola regular.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055100128777346pt_BR
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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