Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/64
Title: A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos
metadata.dc.creator: Vitt, Samanta Juliana dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Espiritualidade;Religiosidade;Dependência Química;Spirituality;Religiosity;Chemical Dependence;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
Issue Date: 8-Jun-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: VITT, Samanta Juliana dos Santos. A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos. 2009. 64 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe investigar a influência da religiosidade e da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos em abstinência, bem como compreender que fatores são apontados como importantes na recuperação, observar se há influência positiva do desenvolvimento da espiritualidade na recuperação da dependência química, além de pesquisar na literatura a importância do desenvolvimento da espiritualidade para a saúde mental. Este estudo adotou as metodologias qualitativa e quantitativa, e a amostra foi composta por 10 dependentes químicos em recuperação. Os instrumentos utilizados foram: Um breve protocolo com informações sóciodemográficas, escala de coping religioso espiritual (CRE) e um questionário individual, semi-estruturado criado pela autora. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que 70% dos entrevistados atribuíram a religiosidade/espiritualidade como principal fator para alcançar e manter-se abstinentes. De modo geral, pelos resultados de pesquisas já realizadas nessa área, e pelos achados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de os tratamentos médicos convencionais incluírem em suas abordagens terapêuticas a espiritualidade/religiosidade do paciente, não só como um item coadjuvante ao tratamento, mas como item indispensável para o bem-estar do ser humano em todos seus aspectos e dimensões.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/64
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vitt_sjs_tm80.pdf268.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.