Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/636
Title: Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar
metadata.dc.creator: Machida, Érica Emília Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Bullying;Alteridade;Esperança;Educação;Tolerância;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Bullying;Respect to others;Hope;Education;Resiliency
Issue Date: 12-Dec-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: MACHIDA, érica Emília Rodrigues. Fenômeno bullying e a ética do saber cuidar. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Uma análise do fenômeno bullying por meio das narrativas de vítimas. O teor das narrativas e sua análise interpela-nos para a fragilidade daqueles e daquelas que sofreram os mais variados tipos de violência. O primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre a sociedade e a educação do século XXI, o ser humano e suas relações culturais e sociais com uma visão panorâmica da educação atual, suas crises, influências e reflexos na vida dos jovens. Lança propostas de um olhar esperançoso para atender os anseios e necessidades da educação deste século. O segundo capítulo define o termo bullying e apresenta seu histórico. Descreve o desenvolvimento e a intensidade com que o fenômeno acontece a partir de sentimentos e angústias universais que afetam crianças, jovens e adultos. Trata da sua especificidade e conseqüências, do prejuízo à formação psicológica, emocional e socioeducacional do indivíduo vitimizado pelo bullying. O terceiro capítulo traz o relato de vítimas do fenômeno e a análise das narrativas, seus aspectos individuais e grupais revelam conexões existentes entre si e no espaço escolar, nos convidam assim à ética do cuidado. Apontam caminhos para a promoção da resiliência e o convívio com a tolerância na busca pela igualdade nas relações. Nesta perspectiva, as vítimas retratam o sofrimento, as angústias e o sentimento de impotência diante do bullying, suas experiências e descobertas do fenômeno. O quarto capítulo apresenta a relevância das narrativas no processo de descoberta da subjetividade, das experiências, suas implicações e discernimento acerca do bullying, enfatiza o processo das relações intrapessoais e interpessoais e a procura pelas respostas para entender o fenômeno. Na possibilidade dos relatos é nítida a importância de dar visibilidade e proporcionar entendimento do bullying, legitimando assim o valor das narrativas. No último capítulo são propostos caminhos capazes de contribuir para uma educação voltada para a esperança, fundamentada nas relações de alteridade daqueles e daquelas que sofrem ou sofreram bullying, possibilitando assim interferir e reagir diante de tão complexo e variável fenômeno. Considerou-se fator primordial para esta pesquisa a análise das narrativas a fim de permitir descobrir novos elementos que possam contribuir efetivamente para a paz nas relações interpessoais, suscitar e desenvolver sentidos que venham a integrar e servir de aporte à ética do cuidado, à promoção da resiliência, às relações de alteridade e do cuidado para com o outro, em uma educação voltada para a paz.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/636
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
machida_ee_tmp31.pdf367.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.