Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/628
Title: | Capoeira, corpo, espiritualidade : as percepções de corpo, ethos e visão de mundo de crianças, de dez a doze anos, praticantes de capoeira em uma Escola Municipal de Porto Alegre : um estudo de caso |
metadata.dc.creator: | Siega, Carson Luiz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodolpho, Adriane Luisa |
Keywords: | Capoeira;Corpo;Espiritualidade;Visão de mundo;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Capoeira;Body;Spirituality;Vision of the world |
Issue Date: | 24-May-2007 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SIEGA, Carson Luiz. Capoeira, corpo, espiritualidade : as percepções de corpo, ethos e visão de mundo de crianças, de dez a doze anos, praticantes de capoeira em uma Escola Municipal de Porto Alegre : um estudo de caso. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
metadata.dc.description.resumo: | O assunto de Dissertação é a relação entre a Capoeira, o Corpo e a Espiritualidade a partir das percepções de corpo e visão de mundo de crianças, de dez a doze anos que a praticam, no mínimo há um ano. O tema foi desenvolvido com o auxílio de uma bibliografia formada por autores praticantes de Capoeira, autores da Antropologia, Teologia e Desenvolvimento Humano, na linha da Psicologia Infantil, com o objetivo de fundamentar um estudo de caso. Trata-se de uma investigação realizada em uma amostra, de quinze alunos, da EMEF José Loureiro da Silva, que fazem parte do "Projeto Capoeira Da Escola". O texto está estruturado em três capítulos. No capítulo 1, faremos algumas considerações sobre as origens, trajetória e desenvolvimento da Arte/Luta, apresentaremos o conceito de "Mestre" e como ele se "forma". Em seguida, abordaremos as relações entre a Capoeira e a República Velha para, a partir da contextualização do cenário político da década de 1930, na qual a Capoeira se insere, vermos como ela se tornou um dos símbolos da Cultura Brasileira e da Identidade Nacional. No Capítulo 2, vamos discorrer sobre quatro temas relacionados com nossa pesquisa: o Corpo, na visão da Antropologia, a questão da Espiritualidade, a Visão de Mundo dos capoeiristas e o Desenvolvimento Infantil, focando, principalmente, a faixa etária abordada pela amostra pesquisada e uma conclusão deste segmento do trabalho. No capítulo 3, apresentaremos a interpretação dos dados colhidos e a opção metodológica adotada na investigação, que é qualitativa, para então, explanarmos nossas considerações a respeito do assunto. A técnica adotada é a pesquisa de campo e a seleção da amostra dos alunos com tempo de prática de, no mínimo, um ano, foi baseada em minha experiência no ensino da Capoeira (desde 1983). A partir das respostas a um questionário com perguntas fechadas e abertas, faremos a análise e o comentário dos dados coletados. A pesquisa constatou percepções interessantes dos entrevistados sobre a Capoeira. Essas constatações podem contribuir para o aprofundamento de estudos no assunto e, consequentemente, esse aprofundamento trará novas possibilidades de compreensão sobre a utilização da Capoeira como veículo de educação. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/628 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
siega_cl_tm160.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.