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Title: | Autenticidade e educação em Charles Taylor |
metadata.dc.creator: | Foschiera, Rogério |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferraro, Alceu Ravanello |
Keywords: | Autenticidade;Taylor;Educação;Hermenêutica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Authenticity;Taylor;Education;Hermeneutics |
Issue Date: | 26-Mar-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | FOSCHIERA, Rogério. Autenticidade e educação em Charles Taylor. 2008. 277 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | Analiso a perspectiva tayloriana da autenticidade através de uma hermenêutica de suas principais obras para propor o significado de educar na autenticidade a partir de Charles Taylor. Com autenticidade e ontologia moral Taylor apresenta uma antropologia ancorada na moral e na ontologia. A perspectiva da autenticidade supõe uma visão integral de ser humano, uma paidéia (formação), um olhar que considere os elementos objetivos constitutivos do ser humano e que precisam da ciência objetiva para serem tratados, mas inseridos numa visão mais ampla e que resguarde o fenômeno humano e social numa linguagem rica. Educar na autenticidade é implementar uma nova leitura de si mesmo e uma nova postura na atividade educativa. Quem educa o humano é o humano. Só o humano constrói o humano. Com autenticidade e epistemologia se percebe que a perspectiva da autenticidade não exclui o paradigma científico, mas necessita de outros paradigmas, principalmente do hermenêutico. Com a hermenêutica é possível, sob a ótica tayloriana, salvar os fenômenos humanos e sociais. Os referenciais formativos de pais, professores e cidadãos precisam ser revistos, já que nossa época tende a valorizar e pôr em destaque justamente aquilo que é científico, útil, técnico, objetivo, racional e material, descuidando-se de, ou desvalorizando elementos subjetivos, afetivos, valorativos e transcendentes. Com autenticidade e linguagem evidencio a compreensão de Taylor sobre a natureza da linguagem e o destaque que ele dá à definição de ser humano como "animal portador de logos", bem como o significado e as decorrências da perspectiva expressivista. Em autenticidade e política destaco que a modernidade veio para ficar e com ela algumas instâncias sócio-políticas como a economia de mercado, a esfera pública, a democracia e a liberdade. Questões problemáticas se acentuam, principalmente ligadas ao individualismo e às possibilidades de manipulação. Nisso cresce a demanda pelo reconhecimento e a necessária abertura ao multiculturalismo. Duas políticas: a da igualdade de direitos de todos e a do reconhecimento das diferenças estão integradas na perspectiva tayloriana da autenticidade. Necessariamente, o ser humano, para ser autêntico, estará em constante referência a horizontes de sentido que transcendem o indivíduo, é o que apresento com autenticidade e transcendência. Taylor situa a questão com a tônica do homo religiosus (homem religioso), reconfigurando-a a partir da experiência pessoal e numa abertura ao pluralismo. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/626 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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