Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/625
Title: | Educação e transcendência : dimensões contempláveis, aspectos edificáveis, categorias compartilháveis |
metadata.dc.creator: | Schock, Marlon Leandro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Transcendentalidade;Transcendência;Imanência;Educação;Paulo Freire;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Transcendence;Immanence;Education;Paulo Freire |
Issue Date: | 29-Feb-2008 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SCHOCK, Marlon Leandro. Educação e transcendência : dimensões contempláveis, aspectos edificáveis, categorias compartilháveis. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação é um estudo sobre a transcendentalidade humana. Aborda o caráter ontológico/cultural da transcendência e sua apreensão e manifestação através de dimensões contempláveis, de aspectos edificáveis e categorias compartilháveis. A partir dos elementos que o autor chama de meios de transcendência, procura traçar algumas relações da transcendência com a educação, tendo por principal interlocutor Paulo Freire. Ao longo do trabalho busca responder algumas questões sobre a temática da transcendência em relação à educação. No primeiro capítulo aborda a questão mais central da pesquisa: o ser humano como um ser de transcendência. Nesta discussão entraram as questões corolárias da transcendência como ontologia ou processo cultural e também a relação dinâmica e essencial entre transcendência e imanência humanas. No decorrer da pesquisa se mostrou necessária uma analogia entre os termos transcendência e sagrado, visto que este segundo demonstrou possuir similaridades de significado e, por isto, se tornou passível de análise para possível distinção e para poder traçar prováveis pontos de afinidade. No segundo capítulo o autor intenta responder mais especificamente as questões ligadas à educação e à sua relação com a capacidade humana de transcendência, tendo o pedagogo Paulo Freire como referencial para este diálogo. A partir deste viés investiga em Freire os meios de transcendência que encontram seus pares arrolados no primeiro capítulo, prisma a partir do qual parte para a reflexão sobre a função da educação em relação à incompletude, à inquietude e a amplitude humanas. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/625 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
schock_ml_tm176.pdf | 576.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.