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Title: Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação
metadata.dc.creator: Artigas, Flávio Ricardo Hasten Reiter
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: John Wesley e educação;Pastoral Escolar e Universitária;Metodismo e Educação;Conhecimento e Piedade Vital;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;John Wesley and education;Chaplaincy, School and Universitary Pastoral;Methodism and Education;Knowledge and Vital Piety
Issue Date: 30-Jun-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARTIGAS, Flávio Ricardo Hasten Reiter. Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Uma pesquisa com base na interpretação hermenêutica de textos da tradição wesleyana, com ênfase no conceito "Conhecimento e Piedade Vital", a partir regulamentação oficial e da prática da Pastoral Escolar e Universitária, na instituição de ensino da Igreja Metodista. A pesquisa é desenvolvida em três momentos complementares. No primeiro capítulo há um resgate da história e teologia de John Wesley e sua ênfase na educação. Segue uma análise do Regulamento das Pastorais Escolares e Universitárias, a partir de suas funções, por meio de uma leitura interpretativa vinculando a herança wesleyana, as diretrizes e a prática diária da Pastoral na instituição de ensino. Também são considerados outros documentos basilares para a educação e a vida da Igreja além das "Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista": o Plano para a Vida Missão da Igreja Metodista e o Credo Social. O terceiro capítulo a traz uma abordagem hermenêutica, buscando mesclar a tradição wesleyana de teologia e história, e as funções da Pastoral Escolar e Universitária a partir de sua prática diária, seus desafios, suas dúvidas e o vislumbre das possibilidades. Para finalizar o terceiro capítulo são abordadas algumas indicações para uma teologia da educação para pesquisas posteriores. Na articulação entre história, teologia e prática as conclusões buscam desafiar ao debate e construção de conhecimento sistematizado que responda e subsidie a prática da Missão na Igreja Metodista em suas instituições de ensino a partir da herança de John Wesley, e do envolvimento do Metodismo com a educação numa perspectiva de Missão.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/618
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