Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/616
Title: A Mulher na Comunidade do Discípulo Amado e sua dinâmica evangelizadora, a partir de João 4,1-43, tendo em conta os aspectos sociais, políticas económicas e religiosas
metadata.dc.creator: Capossa, Romão Felisberto Joaquim
metadata.dc.contributor.advisor1: Ströher, Marga Janete
Keywords: João 4.1-43;Mulheres na Bíblia;John 4:1-43;Women in the Bible;BÍBLIA
Issue Date: 2-Mar-2006
Publisher: Faculdades EST
Citation: CAPOSSA, Romão Felisberto Joaquim. A Mulher na Comunidade do Discípulo Amado e sua dinâmica evangelizadora, a partir de João 4,1-43, tendo em conta os aspectos sociais, políticas económicas e religiosas. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho pretende ser um estudo sobre a mulher na comunidade do discípulo amado e sua dinâmica evangelizadora, a partir de João 4,1-43, tendo em conta os aspectos sociais, políticas económicas e religiosas. O primeiro capítulo procura trazer à tona a situação da mulher dentro do contexto do Mediterrâneo entre os anos 63 a. C. e 135 d. C. É o período de muitas transformações em todos os aspectos da vida humana. A importância desse período é que a mulher que o trabalho prende reflectir situa-se nesse período histórico e nesse contexto geográfico. No segundo capítulo, trato do quarto evangelho como produto da comunidade do discípulo amado. Nesse capítulo, procuro resgatar a história e a trajetória da comunidade, seus conflitos, suas lutas e suas conquistas. Nessa história, tento sublinhar a participação da mulher no movimento de Jesus e no movimento cristão missionário. O terceiro capítulo faz uma reflexão sobre o que se diz a respeito das mulheres que aparecem no quarto evangelho. Constata-se que o evangelho dá relevância a acção das mulheres. No quarto capítulo, faz-se um estudo hermenêutico teológico do texto de Jo 4,1-43 e não um estudo exegético. Dá-se ênfase ao encontro entre Jesus e a samaritana e as consequências do mesmo.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/616
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capossa_rfj_tm136.pdf596.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.