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Title: Evangelização que comunica e Comunicação que evangeliza: Comunidade Canção Nova, um novo jeito de ser igreja a partir do entrecruzamento evangelização-comunicação
Other Titles: Evangelization that communicates and communication that evangelizes: Community Canção Nova, a new way of being church at the crossroads of Evangelization and Communication
metadata.dc.creator: Núñez de La Paz, Nivia Ivette
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Comunidade Canção Nova;Renovação Carismática Católica;Evangelização;Comunicação religiosa;Comunicação de massa;TEOLOGIA PRÁTICA;Comunidade Canção Nova;Catholic Charismatic Renewal;Evangelism;Religious communication;Mass communication
Issue Date: 4-Aug-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: NÚÑEZ DE LA PAZ, Nivia Ivette. Evangelização que comunica e Comunicação que evangeliza: Comunidade Canção Nova, um novo jeito de ser igreja a partir do entrecruzamento evangelização-comunicação. 2008. 243 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: A tese tem como objetivo principal demonstrar, a partir de argumentos que emergem do entrecruzamento Evangelização-Comunicação, que a Comunidade Canção Nova representa um Novo Jeito de ser Igreja dentro do catolicismo romano. Os argumentos que denotam, balizam e sustentam tal afirmação são: os novos jeitos de comunidades, os novos jeitos de famílias e os novos jeitos de identidades que convivem nesse fenômeno religioso-carismático-midiático. Esses argumentos afloraram na pesquisa do cotidiano da Comunidade, especificamente no entrecruzamento contínuo e único entre evangelização e comunicação. Com essa demonstração, propõe-se que, na atualidade, o entrecruzamento Evangelização-Comunicação representa um fator importante para manter a igreja em movimento , em sintonia com seu tempo. A estrutura, composta de quatro capítulos, reflete o percurso investigativo seguido na pesquisa. Apresentando a gestação, o surgimento e posterior desenvolvimento da Comunidade como um trajeto no qual o contexto desempenha um papel determinante, o primeiro capítulo realiza o levantamento histórico, corrobora que Canção Nova representa um fenômeno religioso, carismático e midiático novo na contemporaneidade e pergunta se tal fenômeno poderia ser considerado uma nova igreja. O segundo capítulo procura responder essa questão apoiando-se no estudo do entrecruzamento evangelização-comunicação que caracteriza a Comunidade. O terceiro capítulo, embasado na pesquisa bibliográfica, demonstra que o entrecruzamento gera um novo jeito de ser igreja e não uma nova igreja; trabalha, ademais, alguns elementos que definiriam esse novo jeito: o gênero, a liturgia e a ênfase pneumatológica. No entanto, reconhece que tais elementos não conferem uma particularidade peculiar à Comunidade. O quarto capítulo, ao narrar parte das observações da pesquisa de campo e fazer uma analise dos dados à luz das bibliografias antes trabalhadas, afirma que Canção Nova representa um novo jeito de ser igreja em função da dinâmica com que constrói e recria comunidades , da forma com que fomenta e vivencia o convívio familiar e da singularidade e criatividade com que define sua identidade .
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/615
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