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Title: Escola comunitária : trama entre sujeitos e instituição
metadata.dc.creator: Schneider, Joni Roloff
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Igreja;Instituição Comunitária;Pós-modernidade;Gestão Participativa;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Church;Community Institution;Before modern;Participative management
Issue Date: 2-Apr-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: SCHNEIDER, Joni Roloff. Escola comunitária : trama entre sujeitos e instituição. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivos analisar a trama de relações e vivências entre as diversas instâncias (sujeitos, mantenedora e comunidade social ou contextual) que constituem as escolas comunitárias da Rede Sinodal de Educação (RSE), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Vale do Taquari, contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias para a gestão participativa, dentro de um contexto de transformações da modernidade para a pós-modernidade. As escolas comunitárias ligadas à RSE surgiram no contexto da imigração alemã, que trouxe sua herança educacional das primeiras comunidades cristãs e do movimento da Reforma de Martim Lutero. Ao longo da história as contribuições das escolas comunitárias foram fundamentais no desenvolvimento educacional do país. Com o advento da pós-modernidade, assim como outras instituições, também elas têm sofrido um processo de secularização que afeta o modo de fazer e as relações dentro das escolas. Nesse sentido, a gestão participativa tornou-se o modelo desafiador para as instituições que desejam manter a sua continuidade em tempos de pós-modernidade em que a fragilidade das relações humanas é uma constante. Superar a prática individualista no interior da escola através do trabalho coletivo, da ampliação de espaços de participação e da co-responsabilidade dos diferentes sujeitos nas tomadas de decisão é o grande desafio da gestão atual dessas escolas. Diante de tudo isso, justifica-se a relevância do estudo no contexto do Vale do Taquari, região em que a comunitariedade e a participação, até a pouco essencial no cotidiano das pessoas devido a herança cultural, estão ameaçadas por influência das conseqüências da pós-modernidade. Deseja-se, portanto, auxiliar as escolas comunitárias da RSE do Vale do Taquari para o aperfeiçoamento da gestão escolar a partir de um processo participativo, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências dos gestores.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/613
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