Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchuler, Suely
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:44Z-
dc.date.available2008-05-21
dc.date.available2016-06-17T20:33:44Z-
dc.date.issued2007-11-12
dc.identifier.citationSCHULER, Suely. Judô e jiu-jítsu e o desenvolvimento integral de crianças em séries escolares iniciais. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/612-
dc.description.abstractThe total development of children in the elementary school grades, particularly from six to twelve years old, and who participate of the Project Judo / Jiu-Jitsu are the themes from this dissertation. How the Project Judo / Jiu-Jitsu helps the child s growth is the main question. The first chapter is referred to the development and the learning focusing on the "psychomotricity", because this sees the child as a whole. Another aspect is the child development in its emotional, cognitive, social, religious and moral characteristics, for a better understanding and interaction of the adult with the child in this phase. From the bibliography consulted, observations and children s, from the Project Judo / Jiu-Jitsu, accompaniment the author noticed a better development of these, because child is movement and games are indispensable for them. It is society s duty, in special from the educational institutions, develop the maximum of the potentialities and minimize the "inner prisons". The child when living the "resonances of the care", as, the cordiality, the share, the compassion, will adequately develop, be happier and irradiate these echoes from caring to others, to the child itself, and to the environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação psicomotorapor
dc.subjectCriança e desenvolvimentopor
dc.subjectpsicomotricidadepor
dc.subjectJudôpor
dc.subjectJiu-jítsupor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.titleJudô e jiu-jítsu e o desenvolvimento integral de crianças em séries escolares iniciaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoO desenvolvimento integral de crianças das séries escolares iniciais, em especial de seis a doze anos, e que participam do Projeto Judô/Jiu-Jitsu são os temas desta dissertação. Como a prática Judô/Jiu-Jitsu, por crianças nesta idade, colabora para o desenvolvimento integral da criança é a pergunta central. No primeiro capítulo é abordado o desenvolvimento e a aprendizagem enfocando a psicomotricidade, pois esta vê a criança como um todo. Outro aspecto é o desenvolvimento infantil em suas características emocional, cognitiva, social, religiosa e moral, para melhor entender e interagir com a criança desta faixa etária. A partir da bibliografia consultada, de observações e do acompanhamento de crianças do Projeto Judô/Jiu-Jitsu, a autora percebeu um melhor desenvolvimento destas, pois a criança é movimento e o jogo/brinquedo á imprescindível para elas. É tarefa da sociedade, em especial das instituições educativas, desenvolver ao máximo as potencialidades da criança e minimizar os "aprisionamentos". A criança ao vivenciar as "ressonâncias do cuidado", como a cordialidade, a partilha, a compaixão, vai desenvolver-se adequadamente, ser feliz e irradiar ecos do cuidado, ou seja, respeito para com os outros, para consigo e com o meio-ambiente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7938690074668102por
dc.contributor.advisor1Rodolpho, Adriane Luisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870369958030574por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
schuler_s_tmp54.pdf363.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.