Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/604
Title: Fundamentos bíblico-teológicos da capelania hospitalar : uma contribuição para o cuidado integral da pessoa
metadata.dc.creator: Hoepfner, Daniel
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Capelães de hospitais;Aconselhamento pastoral;Teologia pastoral;Obras da igreja junto aos doentes;Cuidados com os doentes;TEOLOGIA PRÁTICA;Hospital chaplains;Pastoral counseling;Pastoral theology;Church work with the sick;Care of the sick
Issue Date: 29-Feb-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOEPFNER, Daniel. Fundamentos bíblico-teológicos da capelania hospitalar : uma contribuição para o cuidado integral da pessoa. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: O cuidado pastoral, em meio ao contexto, hospitalar recebe o nome de capelania hospitalar. Os três primeiros capítulos do trabalho apresentam uma reflexão em torno de temáticas apresentadas como fundamentos bíblico-teológicos da capelania hospitalar. O primeiro elucida o conceito cuidar, o significado dessa atitude e sua importância para com a própria vida humana e busca relacionar a atitude do cuidar com o tema da dignidade humana fundamentada a partir da teologia da imago Dei, conforme Gênesis 1.26-27. A segunda parte do trabalho apresenta o ser humano à luz da antropologia bíblica, a partir dos conceitos alma , coração , carne e corpo . Estas noções antropológicas apresentam o ser humano em termos existenciais basicamente e como uma unidade viva animada por Deus. A terceira parte apresenta as características da ação pastoral a partir do conceito poimênica. Esta expressão remete à metáfora do pastorear o rebanho de Deus e fundamenta-se na imagem bíblica do Deus-Pastor e do Cristo como sendo o Bom Pastor. Assim, o capítulo visa a elucidar e conceituar, sobretudo, a partir da passagem bíblica de João 10, o ministério pastoral de Cristo, bem como apresentar o ministério da poimênica como uma expressão da comunidade cristã ao longo da história da Igreja. O quarto capítulo faz uma breve incursão histórica em torno do hospital, busca fundamentar uma assistência hospitalar humanizada a partir do tema da dignidade humana e aponta para a necessidade de cuidados integrais para com a pessoa internada. Encerra-se o trabalho abordando o surgimento do treinamento em clínica pastoral, seu contato com a psicologia e apresentando os conteúdos descritos nos capítulos anteriores como fundamentos bíblico-teológicos da capelania hospitalar: a dignidade humana, a antropologia bíblica e o ministério pastoral de Cristo.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/604
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hoepfner_d_tm177.pdf673.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.