Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/597
Title: O movimento de Jesus e a doutrina dos apóstolos
metadata.dc.creator: Paim, Noêmia da Silva Veloso
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Método histórico;Profetas;Movimento de Jesus;Cristianismo;Atos dos Apóstolos;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Historical Method;Prophets;Jesus movement;Christianity;Acts of the Apostles
Issue Date: 24-Sep-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: PAIM, Noêmia da Silva Veloso. O movimento de Jesus e a doutrina dos apóstolos. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca identificar se a doutrina dos apóstolos mencionada em At 2.47 reflete os ensinamentos obtidos pelos apóstolos a partir do Movimento de Jesus, à luz do contexto canônico e extracanônico dos períodos do Antigo Testamento, Intertestamentário e do Novo Testamento, e se esses ensinos refletiram o processo formativo dos ensinos legados por Jesus no decorrer do período de três anos e meio de vida terrena do Mestre, resultando no Cristianismo. A primeira parte revela como Deus se comunica com seu povo. Para isso, entra em cena a figura do profeta, que vai discursar em favor de uma reaproximação do povo com o Deus da aliança. A promessa dada é no sentido de restaurar a comunhão desde que sejam abandonadas as práticas cultuais das nações vizinhas a Israel. A trilogia castigo-arrependimento-perdão é anunciada como condição de restauração da nação assolada por invasores. A segunda parte mostra como, ao serem removidos da terra, os israelitas passaram a ansiar pela restauração do reino de Israel e como o retorno do exílio é marcado pela esperança de um recomeço, no qual as promessas anunciadas pelos profetas se cumpririam e como o Senhor dos Exércitos novamente pelejaria por seu povo, tendo à frente um Libertador nos moldes de Moisés. Mostra como o Messias é aguardado com ansiedade e como o jugo romano acirra os ânimos nacionalistas. É o contexto em que surge na Palestina a figura de Jesus, em meio a um caldo cultural e a diversos segmentos religiosos que tinham uma interpretação própria das Escrituras judaicas. O Movimento de Jesus nasce na Galileia e, após a morte de seu líder, seus seguidores recebem a incumbência de prosseguir a mobilização em prol da implantação do Reino de Deus, e não se dirige mais apenas aos nacionais de Israel, mas a todos os povos e a todas as nações. A terceira e última parte revela como os seguidores de Jesus levaram adiante suas propostas: como se estabeleceram, como se organizaram e como disseminaram o legado de Jesus. Revela também os personagens que se destacaram após a ascensão de Jesus, e o papel de cada um na propagação do evangelho e na consolidação do Cristianismo, estrutura que se seguiu ao Movimento de Jesus.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/597
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paim_nsv_tmp408.pdf816.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.