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dc.creatorKrüger, Rolf Roberto
dc.date.accessioned2016-07-25T15:16:17Z-
dc.date.available2015-11-05
dc.date.available2016-07-25T15:16:17Z-
dc.date.issued2015-08-11
dc.identifier.citationKRÜGER, Rolf Roberto. A diaconia como serviço-mediação e a vida em seu autocuidado: a pessoa dependente de substâncias psicoativas e seu acolhimento em comunidades terapêuticas. 2015. 230 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/586-
dc.description.abstractThe necessary task of diakonia to produce a mediation movement between the center of the presence of Christ in the community of his servants and the center of his presence in the suffering of the world is highlighted. The true worship of the incarnated God is proved in concrete actions of love - actions which constitute the personal and community ethics of those who affirm that they are disciples of the Kyrios-Deacon, through the hospitality which welcomes into communion and through visitation which succors and walks with the suffering person. These are actions which protect and promote life and corroborate so that this life might be as dignified as possible. Thus, diakonia maintains a strict relation with other services of the faith community and avoids that these become alienated from the real life by incarnating them. It is about the diakonia-life perspective: it answers the question about diakonia for life. It is lived ethics. Through Michel Henry s phenomenology (1922-2002), one has a complementary perspective: The Life which presents itself in life through the weaving of suffering and pleasure. It is a look that stems from the perspective of Life with its implications for diakonia: Life-diakonia . Diakonia is not limited only to actions for life. It is also the action of the Life in life. It gives care and teaches to live in suffering. From the sufferings, the investigation directs its look to the problem of psychoactive substance dependence. It presents the conceptual development of dependence, which is important to overcome pre-judgments. It points out the main characteristics of a dependent person and of the motivational process, to substantiate a therapeutic proposal. It analyzes the proposal of the Therapeutic Communities, institutions of therapeutic welcoming in with their different models. The contributions of diakonia and of the phenomenology of Life enrich the offer of these institutions and point to the continuity which is propitiated by the diaconal welcoming in the faith communities. The framework of this investigation diakonia-phenomenology of life dependence Therapeutic Communities acquires a special coloring through the reading of live reports of real people who have experienced in different ways this weaving of Life. The diakonia experienced because of the fruition of Life becomes therapeutic.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiaconiapor
dc.subjectFenomenologia da vidapor
dc.subjectDependência de substâncias psicoativaspor
dc.subjectComunidade terapêuticapor
dc.subjectSofrimentopor
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApor
dc.subjectDiakoniaeng
dc.subjectPhenomenology of lifeeng
dc.subjectPsychoactive substance dependenceeng
dc.subjectTherapeutic communityeng
dc.subjectSufferingeng
dc.titleA diaconia como serviço-mediação e a vida em seu autocuidado: a pessoa dependente de substâncias psicoativas e seu acolhimento em comunidades terapêuticaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee3Scheunemann, Arno Vorpagel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0626500090053983por
dc.contributor.referee4Hammes, Erico João
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3466436438614121por
dc.description.resumoDestaca-se a necessária tarefa da diaconia de produzir um movimento de mediação entre o polo da presença de Cristo na comunidade de seus servos e o polo da sua presença no sofrimento do mundo. O verdadeiro culto ao Deus encarnado é provado nas ações concretas de amor. Ações que constituem a ética pessoal e comunitária daqueles e daquelas que afirmam ser discípulos e discípulas do Kyrios-Diácono, através da hospitalidade que acolhe na comunhão e pela visitação que acode e caminha com a pessoa sofredora. São ações que protegem e promovem a vida e corroboram para que esta seja tão digna quanto possível. Assim, a diaconia se mantém em estreita relação com os demais serviços da comunidade de fé e evita que estes se tornem alienados da vida real, encarnando-os. Trata-se do olhar diaconia vida : responde a pergunta pelo fazer da diaconia pela vida. É a ética vivenciada. Através da fenomenologia da Vida de Michel Henry (1922-2002), tem-se um olhar complementar: a Vida que se apresenta na vida pela textura do sofrimento e do prazer. É o olhar que parte da perspectiva da Vida com suas implicações para a diaconia: Vida diaconia . A diaconia não se limita apenas a ações para a vida. É-o também ação da Vida na vida. Cuida no e ensina a viver o sofrimento. Dos sofrimentos, a investigação direciona o olhar para a problemática da dependência de substâncias psicoativas. Apresenta o desenvolvimento conceitual da dependência, importante para vencer os preconceitos. Aponta as principais características da pessoa dependente e do processo motivacional, para subsidiar uma proposta terapêutica. Analisa a proposta das Comunidades Terapêuticas, instituições de acolhimento terapêutico, com seus diferentes modelos. Os aportes da diaconia e da fenomenologia da Vida enriquecem a oferta destas instituições e apontam para a continuidade que se dá no acolhimento diaconal nas comunidades de fé. O quadro desta investigação diaconia fenomenologia da vida dependência Comunidades Terapêuticas recebe um colorido especial, através da leitura de relatos vivos de pessoas reais que vivenciaram de diferentes formas esta textura da Vida. A diaconia vivenciada pela fruição da Vida, torna-se terapêutica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8356767221080069por
dc.contributor.advisor1Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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