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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/585
Title: | Pentecostalismo e arte: uma análise no contexto brasileiro |
metadata.dc.creator: | Souza, Mateus Lima de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Westhelle, Vitor |
Keywords: | Pentecostalismo;Arte religiosa;Educação religiosa;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Pentecostalism;Religious art;Religious Education |
Issue Date: | 8-Aug-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SOUZA, Mateus Lima de. Pentecostalismo e arte: uma análise no contexto brasileiro. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho analisa o uso da arte no pentecostalismo brasileiro, abordando especificamente as artes visuais e a arquitetura, considerando esse uso nos espaços de culto e no ensino religioso. Parte-se da ideia de que a relação da fé pentecostal com as artes é marcada predominantemente pela rejeição, revelando uma preferência pelo iconoclasmo, pelo que se busca entender os motivos de tal rejeição e qual o espaço e o papel que essa mesma arte encontra no seio da religiosidade pentecostal. Ao mesmo tempo, acredita-se que o uso de iconografia no ensino religioso é uma exceção à postura iconoclástica. A primeira parte do trabalho estuda o desenvolvimento da arte iconográfica cristã e os principais movimentos de iconoclastia no Império Bizantino e a partir da Reforma protestante. A segunda parte traça um histórico do pentecostalismo brasileiro, desde suas origens em terras estrangeiras, relatando o surgimento e implantação das principais denominações pentecostais do País, cujos perfis são traçados, bem como arrolando uma série de características compartilhadas pela maioria dos grupos do segmento em questão. A terceira parte ocupa-se com o objetivo principal do trabalho, discutindo a relação do pentecostalismo com as artes, focando-se, primeiramente, nos espaços de culto. Para tanto, explica a evolução histórica dos templos cristãos, levando em conta aspectos artísticos e teológicos, e apresenta observações de mesma natureza sobre os templos pentecostais. São apresentados alguns motivos, teológicos, socioeconômicos e históricos que, hipoteticamente, contribuem para que o pentecostalismo adote uma postura iconoclástica, que, em sua versão menos radical, exclui de seus espaços de culto certas manifestações artísticas, como a escultura, ou com determinadas temáticas, como a reprodução da imagem humana. Discorre-se sobre o uso de arte figurativa na literatura voltada à educação religiosa, onde não se veem as mesmas limitações detectadas no caso dos templos. A postura do pentecostalismo brasileiro sugere rompimento com a tradição artística religiosa ocidental, a inexistência de uma arte sacra que lhe seja característica e um iconoclasmo resumido às casas de culto, uma vez que a educação religiosa abre-se para aplicações didáticas da arte iconográfica. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/585 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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