Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/584
Title: Cultura de paz, um caminho de esperança para a educação
metadata.dc.creator: Hübner, Jussara Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Cultura da paz;Sermão do Monte;Pilares da bioética;Escola participativa e cidadã. Educar para a paz;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Culture of peace;Sermon on the Mount;Pillars of bioethics;Participative and citizen school. Educate for peace
Issue Date: 15-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: HÜBNER, Jussara Marques. Cultura de paz, um caminho de esperança para a educação. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação tem como objetivo geral apresentar a importância da Cultura da Paz examinando o sermão do Monte em harmonia com os Pilares da Bioética e suas contribuições para a promoção da Cultura da Paz. A Educação como um instrumento próprio na divulgação e promoção da Cultura da Paz e a religião como forte aliada da ciência na propagação da paz. Os objetivos específicos são: Apresentar o Movimento Mundial da Cultura da paz; Contribuir com o estudo sobre o Sermão do Monte e os pilares da Bioética na promoção da Cultura da Paz; Refletir sobre função da escola como um local propício para a implantação da cultura da Paz sem esquecer de seus desafios mantendo a esperança e a fé em dias melhores. Apresentar alguns desafios da escola de hoje e as possíveis saídas para as crises da contemporaneidade sobre a escola. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro versa sobre a Cultura da paz. O segundo sobre a contribuição da religião especificamente cristã através do Sermão do Monte proferido por Jesus Cristo e os Pilares da Bioética. Por último, A escola como espaço propício a implantação da cultura da paz. Dialogamos dentre outros com: Boff, Dreyfus, Nascimento, Engelmann, Milani, Dias, Noleto, Rodrigues, Sinner, Waiselfisz, Barchifotaine, Beauchamp, Brakemeier, Comte-Sponville Cescon e Nodari, Delors, Sales, Gadoti, Estáquio, Martin Lutero, Boock, D Ambrósio, Lück, Aranha, Almeida, Chalita, Paulo Freire. A metodologia empregada é a bibliográfica, pesquisando em toda literatura pertinente, abrangendo várias áreas do conhecimento como também, outros meios de informação a respeito do tema que abarque toda bibliografia já tornada pública, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, etc. Utilizei, onde apropriado, meios de comunicação orais: rádio, gravação em cd e áudio visual: filmes e televisão. Portanto, essa pesquisa busca, em um primeiro momento, verificar por meio de pesquisa bibliográfica e da interlocução entre religião e educação fundamentar teoricamente a possibilidade de mudança de comportamento entre os agentes escolares, desde a direção até o porteiro, Certamente, essa paz que desejamos é um reflexo da construção de valores como bondade, justiça, equidade, humildade. O espaço escolar pode tornar-se um local propício para a promoção de Cultura de Paz tendo como meta Educar para a Paz.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/584
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hubner_jm_tm287.pdf499.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.