Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/582
Title: | A gestão educacional inclusiva na escola |
metadata.dc.creator: | Pinheiro, Cely Rosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | Educação;Ética;Inclusão escolar;Qualificação;ÉTICA E GESTÃO;Education;Ethics;School inclusion;Qualification |
Issue Date: | 20-Jul-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | PINHEIRO, Cely Rosa. A gestão educacional inclusiva na escola. 2015. 58 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | Dados do censo escolar indicam que em 2014, mais de 698 mil crianças com necessidades especiais se encontravam matriculadas em salas de ensino regular. E para que essas crianças não sejam apenas dados de uma pesquisa estatística, para que de fato elas participem das atividades da escola e alcancem ganhos no seu desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social, é necessário o empenho de todos os envolvidos com a educação, assim como uma qualificação deste capital humano envolvido diretamente com este público. Tendo em vista esse panorama esta pesquisa tem como tema central a gestão educacional inclusiva no ensino regular. Tivemos como objetivo geral discutir a importância de professores, coordenadores, psicólogos, pais e demais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem dentro da instituição de ensino trabalharem com crianças com necessidades especiais em uma visão inclusiva e ética. Como objetivos específicos, propõe-se: a) Compreender a importância do seu papel no processo de inclusão da criança com necessidades especiais, na escola e na sociedade; b) Compreender a importância do papel da gestão e dos demais envolvidos no processo educacional dentro da instituição no processo de ensino-aprendizagem; c) Reiterar e fortalecer o compromisso histórico dos educadores com a qualidade da escola; d) Enfatizar a didática e as práticas de ensino como áreas epistemológicas e disciplinares para fundamentar os processos de ensino e de aprendizagem como uma prática de inclusão social e emancipação política. A motivação surgiu a partir de relatos de graduandos do curso de pedagogia no componente Educação Especial e Inclusiva , onde constatamos o desconhecimento deles e da gestão das instituições em que estagiavam sobre a educação inclusiva. Acreditamos que a grande relevância social do projeto é a conscientização da importância do preparo dos profissionais envolvidos com a educação especial e da comunidade em geral, possibilitando que os mesmos atuem de forma satisfatória e ética. Para responder os objetivos delineados foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, descritiva. Utilizamos em nossas construções diversos autores dentre os quais podemos destacar: Boff, Chalita, Hoffmann e Tiba. Como resultados percebemos que as pessoas envolvidas com o nosso sistema de ensino tem conhecimento da necessidade de incluir crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino. Verificamos que elas percebem a necessidade de qualificar profissionais para atuarem com essas crianças, porém as providências necessárias para que esta prática seja consolidada ainda encontram aquém do ideal. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/582 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pinheiro_cr_tmp397.pdf | 453.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.