Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/579
Title: Gestão dos recursos hídricos em Jaicós-PI
metadata.dc.creator: Brito, Maria dos Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Gestão de recursos hídricos;Água;Município de Jaicós-PI;Ética ambiental;ÉTICA E GESTÃO;Management of water resource;Water;Municipality of Jaicós-PI;Environmental Ethics
Issue Date: 2-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: BRITO, Maria dos Ramos de. Gestão dos recursos hídricos em Jaicós-PI. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Os recursos hídricos constituem um dos elementos mais acentuados na discussão das questões ambientais colocando-se como um dos principais desafios a serem encarados pela humanidade no século XXI. Esta pesquisa verifica o atual momento de seca vivido no Nordeste remetendo a uma conscientização do uso devido dos recursos hídricos propondo a existência de uma gestão dos recursos hídricos ser de fundamental importância na preservação dos mesmos. Apresenta como objetivo geral analisar a gestão dos recursos hídricos no município de Jaicós no Estado do Piauí visando avaliar os procedimentos que estão sendo tomados para a conservação, distribuição e organização destes recursos disponíveis, fornecidos pelo poder público através de preceitos éticos. Expõem sobre a gestão dos recursos hídricos no município de Jaicós no Estado do Piauí discorrendo sobre os efeitos que a má gestão dos poderes públicos acomete no município quanto à questão da gestão. Justifica-se a necessidade de estudos que avaliem a disponibilidade e a demanda hídrica dentro de uma perspectiva de sustentabilidade na utilização deste recurso, valendo-se do estímulo decorrente da criação de um novo arcabouço legal que dá suporte à gestão dos recursos hídricos pautados nos preceitos éticos. Menciona ao concluir a pesquisa que o que mais falta às nossas cidades, inclusive Jaicós, não é água, mas sim determinado padrão cultural que ajunte ética e melhore a eficiência do desempenho político dos governos, da sociedade organizada e das ações públicas e privadas, responsáveis que são por agenciar o desenvolvimento econômico em geral e a proteção da água doce, em particular.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/579
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brito_mr_tmp388.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.