Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/578
Title: A gestão escolar e a ética: um estudo de caso no Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas (Morada Nova-CE)
metadata.dc.creator: Martins, Raimunda Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Ética;Gestão escolar;Democratização da educação;Educação;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;School management;Democratization of education;Education
Issue Date: 2-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: MARTINS, Raimunda Maria. A gestão escolar e a ética: um estudo de caso no Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas (Morada Nova-CE). 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como foco de estudo a temática ética no contexto da gestão democrática e participativa, onde se propõe fazer uma abordagem em relação à efetivação ou não de uma gestão escolar ética, tomando como campo de apreciação a realidade do Centro de Educação Básica CEB Cel. José Epifânio das Chagas. Unidade de ensino pública municipal em atuação no sistema educacional de Morada Nova, no Estado do Ceará. O raio de investigação proposto constitui a tomada de conhecimento de como se efetiva ou não os princípios éticos numa gestão escolar, que chegou a essa condição por processo de indicação e não pelo caminho legal da legislação educacional. Ou seja, por instrumentos que caracterizem a democratização e participação dos elementos envolvidos neste contexto. Partindo do citado foco de investigação, fez-se o levantamento de concepções e comentários de autores entre os quais podem ser citados, entre outros os nomes de Hora, Libâneo, Lück, Gadoti, Gandim. Então, passou-se a construir uma base teórica em relação à temática posta em estudo, caracterizando esse primeiro momento da pesquisa como bibliográfica. Num segundo momento parte para a estruturação de uma base filosófica do estudo, sendo apreciada a concepção de Aristóteles, Santo Agostinho e Imannuel Kant em relação ao conceito de ética e sua aplicação no âmbito da educação formal básica. De posse de elementos teóricos acerca da gestão democrática e participativa e de uma fundamentação teórica, a investigação chega ao campo prático que se efetiva a partir de uma análise a realidade da unidade de ensino supracitada. As leituras de documentos como a Legislação da Educação Nacional Brasileira (Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB n0 9394/96) e dos documentos da escola como o Projeto Político Pedagógico e Relatório de Planejamento elaborado a partir de observações direta simples não estruturada, na unidade de ensino pesquisada, viabilizou-se ter uma visão geral da aplicabilidade de princípios éticos nesta instituição educacional. Neste aspecto, é pertinente salientar que a pesquisa é de caráter documental, uma vez que a análise proposta toma como referencial de apreciação a leitura dos referidos documentos, o que favoreceu se chegar às considerações finais e apontar a necessidade do prosseguimento do estudo em futuros projetos de um doutorado, onde se possa ampliar o raio de investigação e, certamente os instrumentos de análise.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/578
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
martins_rm_tmp389.pdf404.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.