Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Lêda Pinto Bandeira
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:28Z-
dc.date.available2008-02-28
dc.date.available2016-06-17T20:33:28Z-
dc.date.issued2007-12-06
dc.identifier.citationLIMA, Lêda Pinto Bandeira. Reflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegre. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/576-
dc.description.abstractAiming at reflecting on the inclusion of people with psychological suffering in Young and Adult Education (EJA), I have considered, in this research. some basic notions, such as integration, inclusion, special education, inclusive education, curriculum and evaluation. Thence I was able to start the research in a confessional Methodist institution in Porto Alegre, which is committed, from its foundation, to include people with special educational needs. Through this research, it has been analyzed and concluded that there is the effective use of an adequate curriculum and a differentiated means of evaluation to these people through a committed teaching practice and an intitutional posture coherent to its principles and mission. Nevertheless, it is important to consider that inclusion is a continuous process and that the institutional practice should be always re-evaluated so that it is maintained according to its objectives and ideals.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpecial educational needseng
dc.subjectYound and adult educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.titleReflexão sobre o processo de inclusão de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos na Educação de Jovens e Adultos EJA, numa escola confessional Metodista, em Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
dc.contributor.referee2Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
dc.description.resumoCom o propósito de refletir sobre a inclusão das pessoas portadoras de sofrimento psíquico na Educação de Jovens e Adultos EJA, realizei nesta pesquisa reflexões a respeito de alguns conceitos básicos, tais como: integração, inclusão, educação especial, educação inclusiva, currículo e avaliação. A partir dos mesmos, pude fundamentar-me para iniciar o trabalho numa instituição confessional Metodista em Porto Alegre, que desde o início de sua história têm um compromisso com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Através da pesquisa, foi analisado e concluído que existe a efetivação de um currículo adaptado e uma avaliação diferenciada às essas pessoas, através de uma prática docente compromissada e uma postura Institucional coerente com os seus princípios e sua missão. Entretanto, é importante considerar que a inclusão é um processo contínuo e que a prática Institucional deverá ser sempre reavaliada para se manter de acordo com os seus objetivos e ideais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6018502255536200por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_lpb_tm171.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.