Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/574
Title: Aproximações entre ética cristã e ética empresarial: apontamentos a partir do eixo da responsabilidade social
metadata.dc.creator: Soares, Lisandro Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Ética cristã;Ética empresarial;Responsabilidade social;Ética da responsabilidade;ÉTICA E GESTÃO;Christian ethic;Business ethic;Social responsibility;Ethics of responsibility
Issue Date: 13-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOARES, Lisandro Silveira. Aproximações entre ética cristã e ética empresarial: apontamentos a partir do eixo da responsabilidade social. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho final de mestrado profissional tem como objetivo analisar a ética cristã e a ética empresarial, buscando aportes para a elaboração de uma possível ética empresarial cristã. O tema é muito atual e carece de fundamentação dentro de padrões que considerem a questão da responsabilidade social em âmbito teológico. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e conceitual. Os resultados da pesquisa se mostram a partir da consideração da responsabilidade social em viés teológico e sua possível vinculação com o mundo dos negócios. Concluímos por considerar a possibilidade de uma ética encarnada no seio da gestão empresarial e dos stakeholders, problematizando as várias dificuldades reais e as complexidades normativas de uma organização que prioriza a lógica da maximização dos lucros. Na distinção entre moral e ética, realizamos os aportes necessários à construção de sugestões que permeiem possíveis programas de ética empresarial cristã, elencando questões concretas como salário equânime, participação nas tomadas de decisão, incentivo à organização lúdica e à priorização da dignidade humana.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/574
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soares_ls_tmp394.pdf792.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.