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Title: Entre a dependência e a libertação: mudanças epistemológicas na teologia latino-americana a partir da apropriação da teoria da dependência pela teologia da libertação
metadata.dc.creator: Souza, Ezequiel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Teologia da libertação;Teoria da dependência;Ciências do social;Mediação socioanalítica;Teologia latino-americana;Subdesenvolvimento;TEOLOGIA PRÁTICA;Liberation theology;Dependence theory;Sciences of the Social;Socio-analytical mediation;Latin American Theology;Underdevelopment
Issue Date: 20-May-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Ezequiel de. Entre a dependência e a libertação: mudanças epistemológicas na teologia latino-americana a partir da apropriação da teoria da dependência pela teologia da libertação. 2015. 252 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A teologia da libertação assinalou o comprometimento teórico com a prática comunitária da desprivatização da fé cristã na América Latina, subsidiando a ideia de libertação e suas implicações holísticas. Em consequência, a noção de libertação correspondeu ao equivalente oposto de dependência dentro do quadro metodológico de abordagem bíblico-teológica. Dessa forma, consiste em apresentar, a pesquisa agora submetida à avaliação, a relação conceitual existente entre a teologia latino-americana e a crítica à estrutura teórica do subdesenvolvimento, qual seja, a teoria da dependência. Objetivo: Compreender o significado da correlação oposta da libertação à dependência desde suas especificidades de acordo com a visão dos intelectuais da libertação, e identificar a forma pela qual a dependência foi apropriada para responder ao quadro teórico responsivo socioanalítico destes intelectuais, bem como perceber até que ponto representou essa maneira de labor teológico um tipo epifenomênico identitário. Métodos: Pesquisa históricosistemática, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, organizada a partir de esquemas classificatórios cuja disposição busca indicar a evolução no nível de interação social dos intelectuais latino-americanos de disputa pelos bens simbólicos dentro do campo religioso, a bem dizer, a interpretação teológica. A interpretação dos textos reunidos seguiu um esquema hermenêutico compreensivo pressuposto no pensamento fraco e na antilogia teológica latino-americana. Resultados: É partindo da constatação da refração teórica da dependência pela libertação que se poderá ver claramente tanto a concepção epifenomênica de uma intelligentsia teológica latinoamericana, quanto à recepção da crítica ao subdesenvolvimento, à da dependência enquanto unidade hermenêutica correlativa ao labor teológico sobre a libertação, que deve ser aprendida por um critério dialético-conflitivo. O conceito de libertação aparece assim como a interpretação teológica de todo um campo teórico tomado indistintamente, a saber, a teoria da dependência. Conclusão: Nada mais errôneo, então, do que tomar a correlação oposta entre dependência e libertação como constatação de semelhança entre o real teorizado (dependência) e a conceitualização hipotética de máximas de ação (libertação), uma vez que a opção pela tese de uma teoria geral (a do antiimperialismo) foi recebida dentro do fazer teológico em nome da interdisciplinaridade. O resultado implícito foi prescindir da empiria interpretada de forma autônoma em favor do móvel moral humano sob a recuperação da tradição profética.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/570
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