Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/568
Title: Teologia e sociedade: o papel social da igreja frente aos desafios educacionais num mundo em transição
metadata.dc.creator: Sampaio, Fabio Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Sociedade;Igreja;Educação;Ensino Religioso;Diálogo Inter religioso;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Society;Church;Education;Religious Education;Inter religious Dialog
Issue Date: 9-Mar-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SAMPAIO, Fabio Maia. Teologia e sociedade: o papel social da igreja frente aos desafios educacionais num mundo em transição. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Pensar na relação igreja e mundo na modernidade e na pós-modernidade é perceber que essa relação se desenvolve em meio às mudanças próprias de um período em que é necessário repensar estruturas políticas, econômicas e instituições religiosas que já não conseguem responder de forma satisfatória a uma sociedade em transição. Um dos desafios que a educação da contemporaneidade precisa encarar é a de que o caminho para uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel no mundo passa por uma educação de qualidade, que perpasse as diferenças, que saiba atender de forma inteligente a uma geração muito mais exigente e que luta pelos seus ideais rumo a um mundo melhor. A história da humanidade é marcada pela presença da religião que, em cada cultura, se constitui das mais variadas formas, e é justamente por este motivo que não devemos analisar o aspecto religioso nas escolas de forma preconceituosa, muito menos encarar essa realidade como se estivesse distante da sociedade moderna, muito pelo contrário, busca-se encontrar o melhor caminho para a oferta do Ensino Religioso (ER), considerando que, numa sociedade que se moderniza o tempo todo, em que a transformação se torna necessária para atender as várias demandas, o ER precisa também fazer parte desse processo, a fim de responder aos anseios religiosos da sociedade, respeitando seus valores culturais. Neste sentido, o processo educacional no país que passa pelo viés religioso que se inicia no Estado da Bahia, vai a partir do século XIX conceber novas percepções sobre o Ensino Religioso que busca se desvincular da proposta inicial trazida pelos colonizadores, necessitando repensar este componente curricular na perspectiva do diálogo inter-religioso, conforme assegurado no artigo da LDB pela nova redação dada pela Lei 9475/97. No entanto, esta pesquisa evidencia que sua implementação nas escolas públicas é um caminho ainda longo a ser trilhado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/568
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sampaio_fm_tm304.pdf666.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.