Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/567
Title: Contratransferência: um desconhecido dentro de mim na ótica da psicanálise e da teologia
metadata.dc.creator: Azevedo, Eliane Alves Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Transferência;Contratransferência;Relacionalidade;Teologia;Imagem de Deus;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Transference;Countertransference;Relational nature;Theology;Image of God
Issue Date: 9-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: AZEVEDO, Eliane Alves Almeida. Contratransferência: um desconhecido dentro de mim na ótica da psicanálise e da teologia. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho nasceu da minha experiência clínica e da necessidade de melhor entendimento do que acontece no ambiente terapêutico e que afeta tanto o terapeuta quanto o paciente. A utilização do método psicanalítico justifica-se por firmar-se na investigação de processos psíquicos, o que auxilia no entendimento das relações transferenciais ocorridas entre o terapeuta e o paciente. Passaremos pela compreensão dos fenômenos transferência-contratransferência e sua trajetória histórica. Também se faz presente a discussão sobre a relacionalidade que existe entre terapeuta e paciente. O vínculo, tão importante para a percepção dos sinais apresentados pelo paciente, deve ser estabelecido nessa relação. O tripé psicanalítico, base de sustentação para o terapeuta, também é discutido e reafirmada a sua importância para a manutenção da saúde mental do terapeuta. Consideramos, também, a relacionalidade no âmbito teológico. O ser humano como ser criado por Deus para relacionar-se. A perda dessa relacionalidade natural e suas consequências nas relações humanas. Trataremos a maneira pela qual o ser humano pode restaurar essa relacionalidade perdida. Ao final será discutido a correspondência existente entre psicanálise e teologia. O terapeuta como ser criado possui a responsabilidade pelo cuidado do outro e também precisa de cuidados. A psicanálise e a teologia dialogam para auxiliá-lo nesse processo.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/567
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
azevedo_eaa_tmp393.pdf546.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.