Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/563
Title: A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
metadata.dc.creator: Mombach, Lauri Alfonso
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Educação;Mal-estar docente;Espiritualidade;Saúde;Qualidade de vida;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Education;Professor malaise;Spirituality;Health;Quality of life
Issue Date: 27-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: MOMBACH, Lauri Alfonso. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A espiritualidade é um tema cujas pesquisas têm sido ampliadas nos últimos anos. Buscar uma redação conceitual é um primeiro desafio para aqueles que se propõem a empreender uma análise investigativa a respeito. Poucas pesquisam buscam, como esta, compreender as possíveis aproximações da espiritualidade ao campo educacional. O presente trabalho reúne, numa pesquisa bibliográfica e de campo, através da opção metodológica qualitativa, uma investigação acerca das possibilidades de relacionar a espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente. A pesquisa concentra-se no município de Sapucaia do Sul, onde doze professores são entrevistados, sendo as entrevistas transcritas, agrupadas e analisadas em quatro diferentes categorias. Consideramos que para as escolas terem sucesso no seu propósito de serem um espaço de ensino e aprendizagem, dentre outras, é fundamental a presença de professores qualificados e motivados para tal. Entretanto, em virtude de diversos fatores, muitos profissionais da educação, especialmente no Brasil, são acometidos pelo que os especialistas denominam de mal-estar docente. Sentem-se sufocados pela elevada carga horária, pouca valorização e exigências do trabalho. O cultivo de hábitos de espiritualidade pode agregar alento à vida pessoal e profissional dos professores para enfrentar os percalços do dia a dia, potencializando suas atitudes positivas, acarretando em qualidade de vida e desempenho profissional.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/563
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mombach_la_tm301.pdf860.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.