Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/559
Title: A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, diálogos a parti de Henry Wallon
metadata.dc.creator: Santos, Dineide Sousa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Afetividade;Professor e aluno;Ensino e aprendizagem;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Affection;Teacher and student;Teaching and learning
Issue Date: 25-Jun-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Dineide Sousa dos. A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, diálogos a parti de Henry Wallon. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, sob a concepção do teórico, psicólogo e médico Henry Wallon. A afetividade corresponde a um período mais tardio na evolução da criança e, a partir do surgimento dos elementos simbólicos, ocorre a transformação das emoções em sentimentos. Nesse sentido, a afetividade aparece como elemento fundamental na relação humana e na escola e, com os colegas e com o professor, não pode ser diferente, pois ambos estão diretamente envolvidos nesse processo. Wallon destaca que a afetividade é central na construção do conhecimento e da pessoa. Ela é um dos principais elementos da inteligência que pode ajudar no desenvolvimento do aluno. É necessário que o professor trabalhe a afetividade, a socialização, as relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a autoestima e despertar o interesse da criança em aprender e proporcionar condições para que todos os envolvidos no processo sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente. É preciso que o professor saiba ouvir o aluno e que a escola também busque inovações em suas propostas pedagógicas com o objetivo de se adequar às necessidades deste, uma vez que a escola representa sempre um lugar de socialização, com objetivo de preparar o indivíduo para a vida em permanente processo de construção.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/559
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ds_tmp363.pdf367.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.