Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/559
Title: | A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, diálogos a parti de Henry Wallon |
metadata.dc.creator: | Santos, Dineide Sousa dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Afetividade;Professor e aluno;Ensino e aprendizagem;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Affection;Teacher and student;Teaching and learning |
Issue Date: | 25-Jun-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Dineide Sousa dos. A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, diálogos a parti de Henry Wallon. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | A relação afetiva educativa entre o professor e o aluno como artifício facilitador do processo de ensino e aprendizagem, sob a concepção do teórico, psicólogo e médico Henry Wallon. A afetividade corresponde a um período mais tardio na evolução da criança e, a partir do surgimento dos elementos simbólicos, ocorre a transformação das emoções em sentimentos. Nesse sentido, a afetividade aparece como elemento fundamental na relação humana e na escola e, com os colegas e com o professor, não pode ser diferente, pois ambos estão diretamente envolvidos nesse processo. Wallon destaca que a afetividade é central na construção do conhecimento e da pessoa. Ela é um dos principais elementos da inteligência que pode ajudar no desenvolvimento do aluno. É necessário que o professor trabalhe a afetividade, a socialização, as relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a autoestima e despertar o interesse da criança em aprender e proporcionar condições para que todos os envolvidos no processo sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente. É preciso que o professor saiba ouvir o aluno e que a escola também busque inovações em suas propostas pedagógicas com o objetivo de se adequar às necessidades deste, uma vez que a escola representa sempre um lugar de socialização, com objetivo de preparar o indivíduo para a vida em permanente processo de construção. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/559 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
santos_ds_tmp363.pdf | 367.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.