Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/557
Title: A teoria sociointeracionista e suas contribuições para a educação inclusiva de alunos com deficiência
metadata.dc.creator: Sena, Terezinha de Jesus Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Alunos com necessidades especiais;Inclusão;Teoria Sociointeracionista;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Students with special needs;Inclusion;Sociointeractionist theory
Issue Date: 29-Jun-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SENA, Terezinha de Jesus Martins de. A teoria sociointeracionista e suas contribuições para a educação inclusiva de alunos com deficiência. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo analisa a teoria sociointeracionista e suas contribuições para a educação inclusiva, visando encontrar caminhos para futuramente ser possível construir o desenho de uma proposta de trabalho metodológico que seja inclusivo e que tenha como pressuposto a interação entre as pessoas, conforme apregoa a teoria sociointeracionista. Para realização do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, em livros e on line, que fazem referência sobre a inclusão e a teoria sociointeracionista. Para fins didáticos, o trabalho foi dividido em capítulos, de acordo, com a temática debatida. Inicialmente, (primeiro capítulo) fez-se necessária uma abordagem concernente às deficiências, nas suas diferentes modalidades, aos transtornos globais do desenvolvimento e às altas habilidades, que representam as caraterizações dos alunos com necessidades especiais, e que, por isso, são alvo do atendimento educacional especializado, para o qual a inclusão é também fomentada. Nessa abordagem, foram apresentadas conceituações, causas e formas de atendimento pedagógico adequado. Na sequência (segundo capítulo), apresenta-se a normatização da inclusão escolar, tomando por base os documentos internacionais que criaram caminhos para a inclusão, bem como os que apresentam diretrizes atuais para a atuação inclusiva adequada. Faz-se referência aos documentos oficiais que regulamentam nacionalmente as orientações advindas dos documentos internacionais, bem como, refere-se às diferentes legislações que definem a inclusão. No terceiro capítulo, aborda-se sobre a teoria sociointeracionista e a inclusão, em primeiro lugar apresenta-se a conceituação de inclusão, e, na sequência, faz-se uma aproximação entre a aprendizagem e as interações sociais, para finalmente, discorrer sobre a inclusão a partir da teoria sociointeracionista. O trabalho é finalizado com algumas considerações que se apoiam em experiências da prática profissional e a proposta de inclusão.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/557
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sena_tjm_tmp369.pdf242.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.