Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/555
Title: Na força do espírito: uma análise intertextual de Joel 2.28-32 e Atos2.14-21
metadata.dc.creator: Sommer, Jonas
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Intertextualidade;Escatologia;Inclusividade;Força do Espírito;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Intertextuality;Eschatology;Inclusivity;Strength of the Spirit
Issue Date: 15-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOMMER, Jonas. Na força do espírito: uma análise intertextual de Joel 2.28-32 e Atos2.14-21. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A tradição escatológica cristã funda suas raízes em antigas concepções judaico-helenistas de perspectivas proféticas. A noção de dia final como julgamento de Deus sobre a vida do mundo habitado é uma das características dessa concepção religiosa, sendo a fé cristã marcadamente influenciada por este viés bíblico-teológico, haja vista a história de inclusividade presente na organização das comunidades do cristianismo primitivo, ainda que intermitentes períodos de exclusivismos identitários tenham sido presenciados ao longo da história da Igreja Cristã. Nesse diapasão é que o presente Trabalho Final de Mestrado Profissional (TFMP) busca analisar o discurso petrino de Atos 2.14-21, o qual estabelece sua textualidade numa intertextualidade presente no contexto linguístico do mundo contemporâneo ao apóstolo, tentando identificar aportes relevantes a uma atualização teológica que abarque elementos inclusivistas presentes na tradição profética joelina e nas práticas comunitárias. O trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro aborda o conceito da intertextualidade, sua origem, seus principais defensores, os diferentes aspectos e níveis da intertextualidade e seu uso no campo da teologia. No segundo capítulo far-se-á a análise dos textos de Joel e Atos dos Apóstolos, partindo da tradução interlinear do texto na língua original para o nosso vernáculo, sua contextualização histórica e abordagem de termos e temas chaves. Por fim, será visto as marcas da intertextualidade nos dois textos e abordado a importância do derramamento do Espírito e do fenômeno do empoderamento e sua importância para uma igreja inclusivista.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/555
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sommer_j_tmp401.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.