Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/554
Title:  Não cozerás o cabrito no leite da sua mãe": uma análise teológica, cultural e nutricional
metadata.dc.creator: Silva, Elizabeth Marques da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Cabrito;Leite e Carne;Leis dietéticas judaicas;Nutrientes;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Goat;Milk and Meat;Jewish dietary laws;Nutrients
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Elizabeth Marques da. Não cozerás o cabrito no leite da sua mãe": uma análise teológica, cultural e nutricional. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um estudo relacionado ao preceito bíblico Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe , descrito em Êxodo 23.19; 34.26 e Deuteronômio 14.21, numa perspectiva teológica, cultural e nutricional. A pesquisa se orienta pelo padrão metodológico praticado pela Faculdade EST e pelos seus orientadores de pesquisa. O primeiro capítulo procura, sucintamente, situar o texto em seus contextos literários, submetendo-os a uma análise histórica, social, geográfica e literária. Ele se ocupa também com o estudo do texto através da sua tradução, análise literária e redacional. Apresenta opiniões a respeito da proibição, baseadas em estudos científicos e antropológicos de renomados teólogos. O segundo capítulo trata da origem, evolução, literatura e cultura judaica, procurando apresentar as leis dietéticas, além das orientações relacionadas à mistura de carne e leite, das técnicas de preparação de alimentos kasher/puros. E, por fim, o terceiro capítulo se reporta a estudos científicos relacionados à ciência da nutrição, com ênfase nos nutrientes da carne e do leite. Conceitua nutrição humana como ciência, relaciona religião e alimento, vivência e sobrevivência e normas alimentares. E conclui com resultados de pesquisas relacionadas à interação alimentar existente entre os nutrientes da carne e do leite.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/554
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_em_tmp402.pdf751.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.