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Title: Teologia desde a América Latina: interpretação das fissuras históricas com pretensão de verdade, em diálogo com Theodor W. Adorno
metadata.dc.creator: Junges, Fábio César
metadata.dc.contributor.advisor1: Mueller, Enio Ronald
Keywords: Teologia;América Latina;Hermenêutica;Realidade;Verdade;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Theology;Latin American theology;Hermeneutics;Interpretation of reality;Truth
Issue Date: 31-Mar-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: JUNGES, Fábio César. Teologia desde a América Latina: interpretação das fissuras históricas com pretensão de verdade, em diálogo com Theodor W. Adorno. 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A teologia latino-americana tem sua história e seu lugar na história. Suas intuições fundamentais significaram o assumir do caráter interpretativo da realidade a partir da cruz de Jesus. Tendo sua história e nela o seu lugar, a teologia desenvolvida neste continente necessita ser retomada, a partir de diversos ângulos. Uma nova releitura, com outros pressupostos, à luz da hermenêutica recente com a contribuição específica do pensamento de Theodor Adorno, vem ao encontro da linha de pesquisa Teologia contemporânea em perspectiva latino-americana . Adorno não é hermeneuta, tampouco, denomina sua filosofia como hermenêutica. Certo é que sua filosofia é filosofia interpretativa. Isso, porém, não significa que seu programa seja desprovido de elementos hermenêuticos, ou que não tenha contribuições significativas para esse campo e, especialmente, para a teologia latino-americana. Adorno, para além da hermenêutica recente, ajuda a compreender que o texto a ser interpretado não possui a verdade absoluta, tampouco é a coisa última, a última palavra. É antes inconcluso, quebrado, paradoxal e em grande medida entregue a cegos demônios . A ideia teológica aqui perseguida é, portanto, que ela é interpretação da realidade danificada, sem chave interpretativa segura, enquanto esperança em meio à desesperança. Isso significa, em primeiro lugar, assumir seu caráter interpretativo, enquanto denúncia e suspeita da realidade e do fazer teológico em sua completude, no anseio de se chegar, em segundo lugar, a um pensamento correto e justo, na perspectiva das vítimas inocentes da história, que clamam serem acordadas e restauradas em suas vidas fragmentadas. A teologia desde a América Latina é, neste caso, negativa ou inversa, desde o seu contrário, desde as vítimas, dos rebaixados e condenados. Se há alguma positividade, esta há de aparecer sob o signo da total negatividade, preservada, tão somente, no ato da negação. Este ato, por sua vez, requer uma verdadeira ascese, a fim de que a tentação da palavra positiva não seja mais uma vez dita, preservando o próprio de Jesus, profetizado pelo justo e piedoso Simeão: ele será um sinal de contradição (Lc 2,34). Teologia desde a América Latina é sinal de contradição que se dá na sombra da cruz, da hora sexta até a hora nona. A cruz de Jesus é também a cruz da teologia e, se há alguma luz teológica, esta deverá ser projetada em forma de faíscas a partir da escuridão da cruz. Portanto, a desesperança do escândalo da cruz, levada à completude, ou torna a teologia impossível, ou possível como teologia genuinamente interpretativa, com pretensão de verdade, sem chave hermenêutica segura.
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