Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/547
Title: Musicoterapia e teologia prática: o cuidado em grupos de canto da IECLB
metadata.dc.creator: Kasinger, Günter Otto
metadata.dc.contributor.advisor1: Gaede Neto, Rodolfo
Keywords: Musicoterapia;Cuidado;Diaconia;Grupos de canto na IECLB;Hinos do Povo de Deus;TEOLOGIA PRÁTICA;Music Therapy;Care Giving;Diakonia;Singing groups in the IECLB;Hinos do Povo de Deus [Hymns of the People of God]
Issue Date: 9-Mar-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: KASINGER, Günter Otto. Musicoterapia e teologia prática: o cuidado em grupos de canto da IECLB. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Percebe-se que no contexto hodierno, cada vez mais as pessoas estão tendo dificuldades em lidar com a carga que o mundo pós-moderno ocidental inflige. O resultado disto são os inúmeros casos de pessoas que procuram por terapias. Esta pesquisa aborda a colaboração entre a Teologia Prática e a Musicoterapia no concernente a sua atuação para potencialização do cuidado em grupos de canto na IECLB. Para tanto se fez necessário um trabalho de pesquisa bibliográfica com a finalidade de apresentar formas de cuidado oriundas do fazer musical, das mensagens da hinologia oficial da IECLB, entre outros fatores terapêuticos atrelados ao convívio e vínculo grupal. O presente trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo destinou-se à exposição de dois importantes conceitos para este trabalho: Musicoterapia com sua abordagem terapêutica dos elementos da música (ritmo, melodia, harmonia) fornecendo um cuidado diferenciado às pessoas em situação de fragilidade; e o cuidado a partir, principalmente da concepção do teólogo Leonardo Boff. O referido cuidado é abordado primeiramente de uma forma geral, visando suas diferentes definições, até um cuidado mais específico encontrado na diaconia e cuidado advindo de Cristo. O segundo capítulo se caracteriza por uma abordagem histórica expondo a ligação da música com a espiritualidade, especialmente com a fé judaico-cristã; na sequência é pesquisada a relação música-igreja-grupo a partir do envolvimento de Lutero, e, por conseguinte, pela chegada da teologia luterana em território brasileiro, junto com os primeiros imigrantes alemães. No último capítulo é realizado um levantamento bibliográfico acerca do relato de cuidado prestado por pessoas vinculadas a grupos de música, desde membros até coordenadores; são apresentadas mensagens de cuidado contidas nos temas e hinos do hinário oficial da IECLB (Hinos do Povo de Deus); também são apresentados fatores terapêuticos atrelados ao estar em grupo; e, para finalizar, são expostas algumas formas de cuidado oriundas da aplicação de possíveis objetivos terapêuticos em Musicoterapia.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/547
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kasinger_go_tm303.pdf980.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.