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Title: A filosofia reformada de Herman Dooyeweerd e suas condições de recepção no contexto brasileiro
metadata.dc.creator: Reichow, Josué Klumb
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Herman Dooyeweerd;Filosofia cosmonômica;Neocalvinismo;Modernidade;Religião;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Herman Dooyeweerd;Cosmonomic philosophy;Neocalvinism;Modernity;Religion
Issue Date: 5-Sep-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: REICHOW, Josué Klumb. A filosofia reformada de Herman Dooyeweerd e suas condições de recepção no contexto brasileiro. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se constitui em uma apresentação do pensamento e sistema filosófico do holandês Herman Dooyeweerd. Nele, discutem-se os fundamentos sob os quais o autor constrói o que ele denominou de filosofia cosmonômica, identificando-se no movimento do neocalvinismo do final do séc. XIX, de Abraham Kuyper, como a tradição na qual o pensamento dooyeweerdiano está localizado. Com vistas ao oferecimento de uma introdução aos principais elementos presentes no pensamento do filósofo de Amsterdam, este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro, intitulado Panorama da modernidade, faz-se uma breve discussão a respeito desse período histórico e do ideal de racionalidade advindo com ele, para em seguida, apresentar a proposta de Dooyeweerd, como uma leitura crítica da modernidade, via a denúncia do dogma da autonomia religiosa da razão. O segundo capítulo, Elementos constitutivos da filosofia cosmonômica, versa a respeito da linguagem conceitual do autor, refletindo sobre o significado de cosmonomia e seus desdobramentos para a construção de uma filosofia genuinamente cristã, que se diferencia de uma proposta escolástica. No terceiro capítulo, denominado A recepção do pensamento de Dooyeweerd no contexto brasileiro, é realizada uma análise, a partir da tradição kuyperiana-dooyeweerdiana, de possíveis modelos de relação entre o cristianismo e a cultura no Brasil. Na sequência, aponta-se a crítica dos neocalvinistas a um modelo dualista e segmentado de interação com a esfera cultural. Em contraposição a ele, é defendida uma compreensão de cristianismo como força transformadora e redentora da cultura. Em seguida, faz-se uma reflexão a respeito dos pontos de aproximação e de tensão entre a visão neocalvinista e as perspectivas teológicas da Missão Integral e da Teologia da Libertação, em uma tentativa de diálogo entre essas ricas tradições. Por fim, faz-se um balanço e avaliação de possíveis contribuições da construção dooyeweerdiana, tanto em termos acadêmicos, como é o caso do diálogo entre fé e racionalidade, e, em conversa com o desenvolvimento de uma Teologia Pública.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/546
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