Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/545
Title: | Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil |
metadata.dc.creator: | Silva, Claudio Moreira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Educação em Direitos Humanos;Desigualdade Social;Exclusão;Políticas Educacionais;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Human Rights Education;Social Inequality;Exclusion;Educational Policies |
Issue Date: | 28-Aug-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SILVA, Claudio Moreira da. Educação: direitos humanos e prática docente no ensino superior do Brasil. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação em Direitos Humanos como princípio educativo é objeto de análise nesta pesquisa, a partir das propostas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH, de 2007, apresentado e desenvolvido pelo governo Federal, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e contando com a contribuição de pesquisadores e professores universitários. A Pedagogia da Libertação, com base na pedagogia da Autonomia foi uma das molas propulsoras deste trabalho na busca de estudar a proposta de Educação que tenha por princípio os Direitos Humanos como um instrumento para alcançar a grande diversidade multicultural que temos hoje, buscando a formação de um ser humano mais afeto a tolerância e a convivência pacífica em sociedade. Problematizou-se o anunciado no PNEDH nos aspectos relativos aos direitos humanos, currículo, multiculturalidade, religião, educação e sociedade, com o objetivo de compreender as razões de expansão dessa tendência que vincula direitos humanos à educação analisando as atuais políticas educacionais voltadas à desigualdade social. Apresentaram-se breves aspectos da origem histórica dos Direitos Humanos no Brasil para a construção da cidadania, a importância da religião na proteção dos Direitos Humanos. Na análise, utilizou-se o método científico dedutivo-indutivo, explorando-se dialeticamente os estudos de diversos autores relativos à temática Educação em Direitos Humanos. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/545 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_cm_tm295.pdf | 596.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.