Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/544
Title: Juventudes e ensino médio: competências para quê?
metadata.dc.creator: Kohlrausch, Simone
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Juventudes;Ensino médio;Pedagogia das competências;Pedagogia freireana;Teologia;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Youngnesses;High school;Pedagogy of competencies;Freire Pedagogy;Theology
Issue Date: 24-Jul-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: KOHLRAUSCH, Simone. Juventudes e ensino médio: competências para quê?. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A juventude, por ser um fenômeno geracional e multidimensional complexo, comporta distintos universos juvenis, gerando a necessidade de se pluralizar o termo: juventudes. Com a recente visibilidade desse segmento social no meio acadêmico e político, buscou-se trazer um panorama geral da multiplicidade de olhares provindos de diferentes ramos da ciência voltados aos jovens inseridos (ou não) nesta sociedade líquida. Para esclarecer o atual momento da política educacional voltada ao ensino médio, é traçado o percurso da gênese de políticas públicas, principalmente as relativas à educação, descrevendo-se, em seguida, um breve histórico da educação nacional ao longo dos séculos, desvelando porque há uma influência tão forte de organismos multilaterais na política educacional. Com o panorama do ensino médio traçado e a constatação da presença marcante da pedagogia das competências na conformação dessa política e nos documentos oficiais oriundos do governo federal desde a década de 1990, procura-se tratar do conceito de competências, bem como da origem de tal pedagogia e de seus pressupostos. O contraponto utilizado para análise dessa pedagogia é a pedagogia de Paulo Freire. Ao levantar-se pontos de divergências entre ambas pedagogias, fica evidenciado que, apesar de algumas características aparentemente semelhantes entre a pedagogia das competências e a pedagogia freireana, elas servem a modelos e a propósitos políticos, econômicos e sociais diversos. Partindo dessa constatação, discorre-se sobre contribuições da teologia para práticas pedagógicas possíveis destinadas aos jovens estudantes do ensino médio. Para tanto, recorre-se a uma recuperação histórica da teologia da libertação que, aliada a uma teologia do cuidado, ou ecoteologia, e a uma ecopedagogia da libertação, podem vislumbrar caminhos curriculares possíveis a partir do que está posto na legislação educacional concernente ao ensino médio. Afinal, o jovem necessita muito mais do que de meras competências instrumentais e utilitaristas para se tornar mais humano, para Ser Mais e contribuir na construção de um outro mundo possível.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/544
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kohlrausch_s_td131.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.