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Title: Pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA), dignidade humana e atendimento socioeducacional: um olhar para as percepções familiares
metadata.dc.creator: Strelhow, Thyeles Moratti Precilio Borcarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Transtorno do Espectro do Autismo;Dignidade humana;Atendimento socioeducacional;Família;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Autism Spectrum Disorder (ASD);Human dignity;Socio-educational treatment;Family
Issue Date: 12-Mar-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: STRELHOW, Thyeles Moratti Precilio Borcarte. Pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA), dignidade humana e atendimento socioeducacional: um olhar para as percepções familiares. 2014. 203 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) compõe um universo amplo e complexo com dificuldades relacionadas às áreas do comportamento, da interação social e da comunicação. A falta de um marcador biológico exige que o diagnóstico aconteça por meio da observação clínica e, na maioria dos casos, se compõe como um desafio aos/às profissionais responsáveis em fazê-lo. As abordagens de atendimento mais comuns são: Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children (TEACCH), Applied Behavior Analysis (ABA) e Picture Exchange Communication System (PECS), baseadas em teorias behavioristas. Estes programas estão relacionados ao desenvolvimento de rotina, de habilidades para uso cotidiano e de estratégias de comunicação. No contexto da família, o transtorno exige uma reorganização e um planejamento baseado em torno do cuidado da pessoa com TEA. Frente a esta realidade a discussão da dignidade humana se compõe como uma reflexão necessária e, principalmente, relacionada aos direitos humanos, que se constitua como concreta. Assim sendo, a constituição da dignidade humana como imago Dei se estabelece na relação do ser humano com o Criador, com o humano e com o todo da criação. Também no âmbito dos direitos humanos, construídos historicamente, é possível discutir a dignidade humana enquanto processo constitutivo do ser humano através da convivência, da alteridade, do reconhecimento e da participação que pretende a visibilidade das pessoas em suas características específicas. Esta forma de entender a dignidade humana procura situá-la para além de um adereço e que de fato contribua para que se avance em práticas de políticas públicas. Desta maneira torna-se possível que os direitos relacionados ao atendimento socioeducacional às pessoas com TEA se transformem em ações reais. Destarte, compreendendo a análise do conteúdo das entrevistas realizadas com os/as familiares de pessoas com TEA, fica evidente que questões como atendimento socioeducacional adequado, profissionais dispostos/as ao cuidado e capacitados/as, e políticas públicas efetivas, se constituem como elementos imprescindíveis apontados pelos/as familiares para o desenvolvimento cotidiano da pessoa com TEA.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/539
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