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dc.creatorFonseca, Luis Fernando
dc.date.accessioned2016-07-25T15:54:44Z-
dc.date.available2015-08-14
dc.date.available2016-07-25T15:54:44Z-
dc.date.issued2015-01-19
dc.identifier.citationFONSECA, Luis Fernando. Pedro X César? A igreja romana e o estado no Brasil colonial: as raízes culturais de seus conflitos e convergências. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/536-
dc.description.abstractThis research will try to comprehend the troubled and contradictory relations in the Apostolic Roman Catholic Church in colonial Brazil, officially under the domain of the Portuguese state under the regime of Régio s Patronage, but offering resistance through the Loyal Orders of the pope, tied to the Propaganda Fide. The problem that will be confronted in this study is what led Colonial Brazil to have in its territory two churches, one under the command of the king, and the other that responded to the pope. Considering that conflicting and contradictory relations, as well as alliances and convergences are constant in the Roman Church s history, we will seek our comprehension not only in analyzing the period during the Portuguese Patronage in Colonial Brazil, but we will try to find answers in historic periods previous to this one, like in the Late Antiquity and in the Middle Age, where the relations between the Church and the State also exchanged periods of tension, convergences and conflicts, and the ideological formulations that gave the Church its mentality before the State had its origin and development, way before the Conquest of America. We do not have the objective of rewriting the ecclesiastic history, although some historical clippings will be used here to help us clarify the proposed questions. We will start from the understanding that the verified conflicts aren t only power disputes between Rome and Lisbon, but accommodate mentalities crystalized in ideologies, which originated mental structures that were not totally abandoned by the whole Church, and survived under a very long term perspective. So, the object of analysis in this study is how these mentalities and structures were formed and how they got to Colonial Brazil, what were the mentalities and structures and how they can be framed in the long term. These mentalities and structures had their origin in Late Antiquity, before the Church allied itself to the State s power, and had, with the due transformations, continuity and development in the Middle Age, until it got to Brazil, Portugal s Colony.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIgreja e Estadopor
dc.subjectPadroadopor
dc.subjectMentalidadespor
dc.subjectEstruturaspor
dc.subjectLonga Duraçãopor
dc.subjectTEOLOGIA E HISTÓRIApor
dc.subjectChurch and Stateeng
dc.subjectPatronageeng
dc.subjectMentalitieseng
dc.subjectStructureseng
dc.subjectLong Termeng
dc.titlePedro X César? A igreja romana e o estado no Brasil colonial: as raízes culturais de seus conflitos e convergênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
dc.contributor.referee2Witt, Marcos Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004407197335303por
dc.description.resumoA pesquisa tentará compreender as conturbadas e contraditórias relações entre a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil Colônia, oficialmente sob o domínio do Estado português sob o regime de Padroado régio, mas oferecendo-lhe resistência através das Ordens leias ao papa, vinculadas à Propaganda Fide. O que levou o Brasil Colônia a ter sob seu território duas Igrejas, uma sob o comando do rei, outra que respondia ao papa, será a problemática enfrentada no presente estudo. Levando-se em consideração que relações conflituosas e contraditórias, bem como alianças e convergências são uma constante na história da Igreja de Roma, procuraremos nossa compreensão não apenas na análise da época da vigência do Padroado português no Brasil Colônia, mas tentaremos encontrar as respostas em períodos históricos anteriores, como a Antiguidade Tardia e a Idade Média, onde as relações entre Igreja e Estado também alternaram momentos de tensão, convergências e conflitos, e as formulações ideológicas que deram à Igreja sua mentalidade perante o Estado tiveram sua origem e desenvolvimento, muito antes da Conquista da América. Não objetivamos aqui reescrever a história eclesiástica, porém alguns recortes históricos serão utilizados aqui para nos ajudar a esclarecer as questões propostas. Partiremos do pressuposto de que os conflitos verificados não são apenas disputas de poder entre Roma e Lisboa, mas abrigam mentalidades cristalizadas em ideologias, que deram origem a estruturas mentais que não foram abandonadas pela totalidade da Igreja, e sobreviveram sob uma perspectiva de muito longa duração. Como se formaram tais mentalidades e estruturas e como chegaram até o Brasil colônia, quais foram estas mentalidades e estruturas e como elas se enquadram na longa duração será objeto de análise neste estudo. Tais mentalidades e estruturas tiveram origem na Antiguidade Tardia, antes da Igreja se aliar ao poder estatal, e tiveram, com as devidas transformações, continuidade e desenvolvimento na Idade Média, até chegarem ao Brasil, colônia de Portugal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481831140592032por
dc.contributor.advisor1Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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