Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/531
Title: Educação escolar para a cidadania
Other Titles: Education for citizenship in the school
metadata.dc.creator: Arruda, Marcelo Della Justina
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Educação escolar;Cidadania;Educação e cidadania;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;School education;Citizenship;Education and citizenship
Issue Date: 31-Jul-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARRUDA, Marcelo Della Justina. Education for citizenship in the school. 2007. 56 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Sabemos que a educação é um dos pontos fundamentais no crescimento intelectual das pessoas, valorizando os seres humanos em cidadãos conscientes e ativos na sociedade é o que analisei e questionei nesta dissertação bem como entender que é próprio da educação formar pessoas com uma verdadeira participação cidadã. A questão da educação é muito mais ampla do que se pode imaginar. Na escola existem muitas dificuldades em relação à educação, uma das principais é o desinteresse por parte do educando. Os professores têm uma missão muito difícil, que é a de despertar esse interesse, esta vontade de saber, este desejo de mudança. Para construirmos a cidadania precisamos ter claro os fins da escola e da educação, onde estes possibilitam ao educando um crescimento e entendimento cada vez maior do que é ser cidadão, onde ele mesmo possa se libertar das amarras da alienação e perceba que a educação é o principal instrumento para a construção da cidadania, onde todos tenham direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, em fim, à dignidade como seres humanos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica. O trabalho está desenvolvido em três capítulos: o primeiro trata da educação escolar, (problemas e dificuldades da educação e da instituição escola como tal); o segundo capítulo busca conceituar cidadania (e como é possível construí-la); no terceiro capítulo discute-se a relação educação X cidadania e como esta pode contribuir na construção da cidadania.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/531
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arruda_mdj_tmp39.pdf235.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.