Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/529
Title: Não somos filhos sem pais: história e teologia do batuque do Rio Grande do Sul
metadata.dc.creator: Silveira, Hendrix Alessandro Anzorena
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Tradições de Matriz Africana;Epistemicídio;Afroteologia;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Traditions of African Origin;Epistemicide;Afrotheology
Issue Date: 28-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVEIRA, Hendrix Alessandro Anzorena. Não somos filhos sem pais: história e teologia do batuque do Rio Grande do Sul. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo entender a História e a Teologia da Tradição de Matriz Africana estruturada no estado do Rio Grande do Sul e chamada de Batuque. Busca compreender como o Batuque sofreu a sua destituição epistemológica; atribui sentidos e propósitos aos rituais dessa tradição a partir de uma reflexão teológica fundamentada numa epistemologia interdisciplinarizada afrocentrada e pós-colonializada; dá-nos a conhecer a história dessa tradição, desde suas origens africanas até a reestruturação local; auxilia tanto pesquisadores sobre o tema quanto profissionais na área de educação, sobretudo no campo da Teologia, das Ciências da Religião e do Ensino Religioso; assim como municiar os vivenciadores do Batuque, os batuqueiros, que, devido à perseguição histórica, acabaram por ter seus saberes ancestrais destituídos com o epistemicídio engendrado pelo colonialismo do homem branco . Esta dissertação ocupa quatro capítulos. No primeiro tratamos da tradição africana na sua relação com sua história e cultura. No segundo falamos dos africanos traficados para o Brasil durante o sistema escravista, como se deu o processo diaspórico e a estruturação no Rio Grande do Sul. No terceiro esmiuçaremos a perseguição sistemática a essa tradição: o epistemicídio. O quarto capítulo versará sobre a Afroteologia, seus pressupostos metodológicos e tentativa de sistematização.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/529
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silveira_haa_tm296.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.