Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Jone
dc.date.accessioned2016-07-25T15:49:41Z-
dc.date.available2015-06-29
dc.date.available2016-07-25T15:49:41Z-
dc.date.issued2014-08-14
dc.identifier.citationNUNES, Jone. O discurso do poder-saber em Michel Foucault: reflexão sobre a sexualidade na Igreja Cristã e aconselhamento pastoral. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/528-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the discourse in the relations between power-knowledge in sexuality present in the religious institutions, especially in Christian churches, having as a theoretical reference the work of the French philosopher Michel Foucault. Understanding the religious discourse about sexuality based on Foucault is to admit that the religious discourse is an object of power present in the historicity of the power devices which act on the body-sex of each individual-human, as well as in the existence of pleasure, its unique, singular, particular way of life. One will also examine the way in which sexuality was used as a power device throughout history and how it is embodied in current times. One perceives few changes since the implantation of Protestantism in Brazil, due to the strength with which the power and the knowledge were established within the discourse elaborated by the religious leaderships, which based themselves on a distorted interpretation of the Holy Scriptures. The culture of each group needs to be analyzed as a reference to obtain a better comprehension of the acts and behaviors of a certain social group and not take it as a model. With regard to sexuality, one needs to understand why it is the object which most perturbs the religious institutions and is used as something to bind the individual to sin. Where are the concepts of sin? How can one understand them, when one perceives that, in between lines, many Christian churches, when preserving life , prohibit life, underestimating sexuality? There is not just one reason or one truth which can be used to establish an authentic relation. The tradition or subjection is nothing more than fact situations. What persists is that the church is made up of subjects, subject-individuals .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFoucault.por
dc.subjectIgrejapor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectSaberpor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectFoucaulteng
dc.subjectChurcheng
dc.subjectPowereng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleO discurso do poder-saber em Michel Foucault: reflexão sobre a sexualidade na Igreja Cristã e aconselhamento pastoralpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Lopes, Maura Corcini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3876751682370290por
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o discurso nas relações entre poder-saber na sexualidade presentes nas instituições religiosas, especialmente em Igrejas cristãs, tendo como referência teórica a obra do filósofo francês Michel Foucault. Compreender o discurso religioso sobre sexualidade a partir de Foucault é admitir que o discurso religioso é objeto de poder, presente tanto na historicidade sobre os dispositivos de poder que age sobre o corpo-sexo de cada indivíduo-humano, como na existência de prazer, seu modo de vida particular, único, singular. Examina-se, também, o modo como a sexualidade foi usada como dispositivo de poder no decorrer da história e como ela se corporifica na atualidade. Percebem-se poucas mudanças, desde a implantação do protestantismo no Brasil, graças à força com que o poder e o saber se estabeleceram no discurso elaborado pelas lideranças religiosas, que se baseavam em uma interpretação distorcida das Sagradas Escrituras. A cultura de cada grupo deve ser analisada como referência para se obter uma melhor compreensão dos atos e comportamentos de determinado grupo social e não a tomar como modelo. No que se refere à sexualidade, é necessário entender por que ela é o objeto que mais incomoda as instituições religiosas e é usada como algo que prende o indivíduo ao pecado. Onde ficam os conceitos de pecado? Como entendê-los, quando se percebe que, nas entrelinhas, muitas igrejas cristãs, ao preservar a vida , proíbem a vida, subestimando a sexualidade? Não existe uma razão ou uma verdade que possa ser usada para estabelecer uma relação autêntica. A tradição ou a sujeição não são mais que situações de fato. O que perdura é que a Igreja é composta de sujeitos, indivíduos-assujeitados .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988685768488160por
dc.contributor.advisor1Westhelle, Vitor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135089529042475por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nunes_j_tm285.pdf841.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.