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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/527
Title: | A alma e o livre-arbítrio em Santo Agostinho: uma trajetória da pedagogia do Circuitum nostrum |
metadata.dc.creator: | Santos, Wilton Lima dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bobsin, Oneide |
Keywords: | Alma;Razão;Dialogicidade;Circuitum nostrum;Livre arbítrio;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Soul;Reason;Dialogicity;Circuitum nostrum;Free will |
Issue Date: | 25-Aug-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Wilton Lima dos. A alma e o livre-arbítrio em Santo Agostinho: uma trajetória da pedagogia do Circuitum nostrum. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | O Trabalho de dissertação se baseia principalmente nos livros Sobre a Potencialidade da Alma: De quantitate animae e De libero arbítrio, escritos por Santo Agostinho. Discorremos sobre o processo de conceituação do ente alma e da solução do problema do livre arbítrio através do sistema pedagógico agostiniano circuitum nostrum. Veremos que esse ente imaterial que nos faz racionais e, portanto, humanos, é o que mais se aproxima de Deus, de todos os entes da criação. Um ente Imortal, com ideias inatas, sem divisão e que monitora todas as funções do corpo, possibilitando ao ser humano o uso das memórias, da razão e da racionalidade. Subsistindo em si mesma, ela permanece mesmo depois da separação do corpo, como uma entidade única e portadora de todas as lembranças do corpo que animava para a vida. Apresentando-se como um dualista, Santo Agostinho, nos revela que embora a alma esteja no corpo ela não está presa ao corpo, porém no corpo. Sem crescimento ou envelhecimento esse ente imaterial, sem dimensões é real, porém desconhecido do próprio sujeito que a acolhe. Um ente que mantém o princípio vital e de animação (animus) do corpo. Quando essa alma é educada pela racionalidade permite ao ser humano o uso pleno da liberdade na escolha moral do agir, ou livre arbítrio. Veremos que a influência de Sócrates, Platão e do neoplatonismo através dos diálogos inseridos no sistema pedagógico agostiniano circuitum nostrum e, a relação entre o pedagogismo de Paulo Freire como um espelho do agostiniano, através do diálogo como produtores de sujeitos ativos na transformação da sociedade. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/527 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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