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Title: A educação para o diálogo inter-religioso na escola pública brasileira: uma aliada à cultura da paz
metadata.dc.creator: Marinho, Nilton Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: História;Religião;Educação;Ensino Religioso e Diálogo Inter-Religioso;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;History;Education;Religious Education and Inter-Religious Dialog
Issue Date: 18-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: MARINHO, Nilton Pereira. A educação para o diálogo inter-religioso na escola pública brasileira: uma aliada à cultura da paz. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação analisa a existência da forte influência religiosa na educação brasileira pesquisando o Brasil como um país laico, porém com reminiscências religiosas apontando possíveis causas históricas da laicidade do Estado brasileiro em sua relação intrínseca com o Ensino Religioso (ER) no Brasil na direção da Educação para o Diálogo Inter-Religioso (EPDIR) baseado no princípio do Diálogo Inter-Religioso (DIR). O primeiro capítulo fruto de uma monografia produzida pelo autor da pesquisa e inspirada na disciplina Hermenêutica Latino-americana do professor Wilhelm Wachholz, analisa o estabelecimento da laicidade do Estado Brasileiro colocando em destaque três conflitos fundantes na história nacional: O conflito entre Marquês de Pombal e a Companhia de Jesus no Brasil Colonial, A Questão Religiosa no Brasil Imperial e a Guerra de Canudos no Brasil Republicano. Estes três conflitos foram analisados como relevos do desgaste na relação entre a Igreja e o Estado no Brasil. O segundo capítulo também fruto de outra monografia produzida pelo autor da dissertação e inspirada nas disciplinas Religião e Educação na America Latina do professor Rudolf von Sinner, Personalidade e Fé da professora Gisela Streck e Fundamentos e Tendências da Educação do professor Remí Klein com suas cartas pedagógicas, analisa como diversas tradições religiosas podem, através de seus valores éticos comuns de bases, dar grande parcela de contribuição à cultura da paz, e ao mesmo tempo analisa a possibilidade do fundamentalismo religioso poder se tornar um dos principais elementos desagregadores da humanidade. No terceiro capítulo o autor analisa a relação histórica das sete Constituições no Brasil e o ER. Vislumbra as implicações do princípio do DIR para a formação do docente de ER em um curso de licenciatura e uma proposta curricular do ER baseada na Educação para Diálogo Inter Religioso na educação nacional através das escolas que resulte numa cultura do diálogo inter-religioso e do respeito à religião do outro, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais tolerante, justa e harmoniosa, diminuindo a ideia de que o diabo é o outro e aumentando a ideia da alteridade em que na desgraça, na fome e na injustiça todos são iguais
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