Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimentel, Jéferson Polidoro Ruaro
dc.date.accessioned2016-07-25T15:49:49Z-
dc.date.available2015-06-29
dc.date.available2016-07-25T15:49:49Z-
dc.date.issued2014-08-06
dc.identifier.citationPIMENTEL, Jéferson Polidoro Ruaro. Desenvolvimento da fé e educação cristã na infância para a formação cidadã da criança. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/525-
dc.description.abstractThis dissertation presents information about how faith arises, how its expression occurs in relation with the sacred, and in which way it develops in the first years of human life. Empashis is placed on the life stage considered childhood in current society. With this approach, the research seeks to identify if the Christian education, oriented by the principles of Jesus' Gospel, features in its base information capable of leading a child to a citizen life. With a philosophical view, the moral and ethics were studied as relevant features, which challenge the human being to citizenship and to a good social co-existence inside the group to which he belongs. The hypothesis defended here understands that Christian education, if used as a pedagogic method and interpreted in an adequate form, when implemented by those who suggest its dissemination, may lead the child to an ethical life focused on the wisdom of love.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação cristãpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectSabedoria do amorpor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectFaitheng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectChristian educationeng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectMoraleng
dc.subjectWisdom of loveeng
dc.titleDesenvolvimento da fé e educação cristã na infância para a formação cidadã da criançapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266por
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a analisar como surge a fé, como ocorre a sua expressão em relação ao sagrado, e de que forma ela se desenvolve nos primeiros anos de vida do ser humano, dando ênfase à fase considerada como infância dentro da sociedade atual. A partir dessa abordagem, a pesquisa busca identificar se a educação cristã, orientada pelos princípios do evangelho de Jesus Cristo, apresenta em suas bases conteúdos capazes de desafiar a criança para uma vida cidadã. Sob uma visão filosófica, a ética e a moral foram estudadas como características pertinentes, que desafiam o ser humano ao exercício da cidadania e ao bom convívio social dentro do grupo ao qual ele pertence. A hipótese aqui defendida entende que a educação cristã, se utilizada como método pedagógico e interpretada de forma adequada, uma vez posta em prática por aqueles que se propõem a disseminá-la, pode direcionar a criança para uma vivência ética focada na sabedoria do amor.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5491678743043733por
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pimentel_jpr_tm293.pdf840.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.